COPEXII
Coordenação de Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização
APRESENTAÇÃO
A política de pesquisa, iniciação científica, inovação tecnológica e de desenvolvimento artístico e cultural da Afya Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba é de responsabilidade da Coordenação de Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (COPEXII), oferecendo aos discentes uma diversidade de projetos e programas complementares ao ensino de excelência, a fim de capacitá-los plenamente para o exercício profissional e da cidadania, envolvendo-os com a realidade da população do estado e da região.
Assim, os projetos de pesquisa e extensão se inserem em quatro áreas de concentração: Educação em Saúde, cidadania e trabalho; Atenção em saúde; Ciências básicas em saúde e Gestão em saúde. Seguindo uma ou mais linhas de pesquisa e extensão: 1. Educação em Saúde; 2. Saúde da Família e Comunidade; 3. Políticas Afirmativas; 4. Saúde Ambiental; 5. Gestão em Saúde; 6. Atenção à Saúde do Trabalhador; 7. Atenção à Saúde da Mulher e do Homem; 8. Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente; 9. Atenção à Saúde do Idoso; 10. Atenção à Saúde Mental; 11. Atenção à pessoa com deficiência; 12. Inovação e Empreendedorismo na Saúde.
A Afya Paraíba vem investindo na área de inovação tecnológica, em que compreende o uso de tal segmento para o aprimoramento da informação e da comunicação que, por sua vez, favorecem a geração de novos conhecimentos e à transversalidade. Nesse sentido, o acadêmico é estimulado a conhecer novas modalidade técnicas, recursos e ferramentas interativas de comunicação e informação aplicadas a sua área de atuação profissional; desenvolver estudos por intermédio dessas ferramentas tecnológicas de busca interativa em rede; além de saber onde encontrar as informações que necessita para complementar o trabalho e, consequentemente, dar início a pesquisa; utilizar sistemas e Tecnologias de Ensino a Distância (e-learning) para o aprimoramento de sua aprendizagem presencial; utilizar os seus recursos inovadores para a elaboração prática de trabalhos, projetos, produtos, relacionados a sua área de atuação.
O Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (NIE) está inserido na COPEXII, e é responsável por coordenar e executar as ações da Afya Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, voltadas para a prática da inovação empreendedora no âmbito dos discentes e docentes. O Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Afya Paraíba participa da Rede de Inovação e Empreendedorismo da AFYA Nacional que se caracteriza pela conexão dos núcleos de inovação e empreendedorismo de todas as unidades da AFYA com o objetivo de fomentar o empreendedorismo, o intraempreendedorismo corporativo e o ecossistema de inovação de saúde e educação brasileiro nas Instituições de Ensino do Grupo Educacional AFYA.
O Núcleo de Internacionalização da Afya Paraíba está vinculado à COPEXII e tem como objetivo promover e estimular o intercâmbio de alunos (outgoing), egressos, docentes e colaboradores, através de programas de mobilidade acadêmica com instituições de ensino nacionais e internacionais com as quais sejam estabelecidas parceiras, assim como estimular a realização de intercâmbio incoming, recebendo visitantes estrangeiros.
COMPOSIÇÃO
Coordenação COPEXII e de Ligas Acadêmicas
Maria Lúcia da Cunha Silva
Pós-graduada em Educação
Internacionalização
Rosa Camila Gomes Paiva
Mestra em Enfermagem
Monitoria
Vinicius Paiva Cândido dos Santos
Especialista em Psiquiatria
COMO INGRESSAR?
Sou ALUNO: Como ingressar?
Para ingressar nos Projetos de Pesquisa e Extensão o discente deve submeter-se ao processo seletivo, que acontece anualmente, observando o quadro de vagas disponíveis, existindo a proposta por parte da IES, a oferta de bolsas discentes vinculadas aos projetos.
Sou PROFESSOR: Como coordenar um projeto de Pesquisa ou de Extensão?
Os projetos podem ser submetidos, em editais anuais divulgados pela Coordenação de Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (COPEXII).
Ligas Acadêmicas
Segundo a ABLAM (2016), a Liga Acadêmica de Medicina (“LAM”) é associação científica, com ou sem registro em cartório civil, livre, de iniciativa estudantil autônoma, com duração indeterminada, sem fins lucrativos, que reúne, em sua maioria, pelo menos 75% da diretoria dos estudantes do curso de graduação em Medicina e professores universitários; mas, que pode reunir, também, residentes e médicos, além de estudantes e outros profissionais da saúde. Com sede e foro na cidade da instituição de ensino que a abriga, que visa complementar a formação acadêmica em uma área específica do campo médico, por meio de atividades que atendam o trinômio universitário de extensão, pesquisa e ensino.
PROJETOS DE PESQUISA
A pesquisa cientifica é uma das vertentes principais para formação de profissionais de excelência, é nesse âmbito que o discente realiza processos para investigar, testar e colher resultados. Assim, além do conhecimento adquirido com a busca por determinado tema, é possível a troca de experiências, a pesquisa no ensino permite também a comunicação entre as diferentes áreas, acrescentando pontos que não conseguem ser explicados em uma sala de aula convencional, proporcionando mais riqueza e versatilidades aos temas já conhecidos.
Dessa forma, os resultados de uma pesquisa cientifica quando apresentados e divulgados podem mudar paradigmas e melhorar processos, como também, a resolução de problemáticas relevantes para a sociedade. Os Projetos de Pesquisa em andamento abordam diferentes linhas de cuidado. São eles:
1- Atuação dos profissionais de saúde frente a violência perpetrada pela sociedade uma revisão integrativa de literatura. Área: Atenção em Saúde. Linha de Pesquisa e Extensão: Atenção à Saúde a mulher, da criança, do Idoso e políticas afirmativas.
Objetivo: Analisar a assistência prestada pelos profissionais de saúde frente a situações de violência que chegam aos serviços de saúde.
2- Multidimensionalidade do cuidado em saúde da pessoa idosa. Área: Educação em Saúde, cidadania e trabalho. Linha de Pesquisa: Atenção à Saúde do Idoso.
Objetivo: Investigar a atenção multidimensional à Saúde da Pessoa Idosa no âmbito da Atenção básica, no ambiente hospitalar e em instituições de longa permanência.
3- Efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua no manejo da dor em pacientes oncológicos: Um estudo OPEN LABEL. Área: Ciências básicas em saúde. Linha de Pesquisa e Extensão: Inovação e Empreendedorismo na Saúde.
Objetivo: Avaliar os efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua no manejo da dor em pacientes oncológicos.
4- Percepção dos profissionais da Atenção Básica sobre o Autismo - em busca do diagnóstico precoce. Área: Educação em Saúde, cidadania e trabalho. Linha de Pesquisa e Extensão: Atenção à Pessoa com Deficiência.
Objetivo: Analisar a percepção dos profissionais da Atenção Básica sobre o Autismo - em busca do diagnóstico precoce.
5- FCM em alerta: conhecendo a saúde da população de cabedelo. Área: Educação em Saúde, Cidadania e Trabalho. Linha de Pesquisa e Extensão: Educação em Saúde.
Objetivo: Conhecer a saúde da população de cabedelo.
6- Perfil das crianças alérgicas à proteína do leite de vaca atendidas em um ambulatório. Área: Atenção à Saúde. Linha de Pesquisa e extensão: Atenção à saúde da criança.
Objetivo: Analisar o perfil das crianças alérgicas à proteína do leite de vaca atendidas em um ambulatório.
EDITAIS
Resultado do processo seletivo simplificado para Projetos de Pesquisa 2023
Errata da homologação das inscrições dos Projetos de Pesquisa 2023
Homologação das inscrições dos Projetos de Pesquisa 2023
Retificação do processo seletivo simplificado para Projetos de Pesquisa 2023
Processo seletivo simplificado para Projetos de Pesquisa 2023
PROJETOS DE EXTENSÃO
A Extensão é a aproximação da Instituição de Ensino Superior junto à comunidade, esse fato possibilita o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição. O envolvimento do discente na extensão proporciona a formação do profissional cidadão junto à sociedade, além de ser um espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para a superação das desigualdades sociais existentes.
Assim, a extensão articula o conhecimento científico advindo do ensino e da pesquisa com as necessidades da comunidade onde os projetos são desenvolvidos, levando em conta os saberes e fazeres populares no intuito de garantir valores democráticos de igualdade de direitos, respeito à pessoa e sustentabilidade ambiental e social, transformando a realidade da comunidade.
Os Projetos de Extensão em andamento abordam diferentes linhas de cuidado. São eles:
1. Abordagens Médicas na Prevenção e Promoção a Saúde da Mulher. Área: Atenção em Saúde. Linha de Pesquisa e Extensão: Educação em Saúde; Saúde da Família e Comunidade Saúde da Mulher.
Objetivo: Desenvolver ações de prevenção, promoção à saúde e integração social para mulheres por meio da participação dos estudantes e docentes da Faculdade Ciências Médicas da Paraíba promovendo uma conscientização e ampla divulgação sobre o tema, além de fortalecer a formação acadêmica para atuar neste contexto.
2. Saúde na Comunidade. Área: Educação em saúde, cidadania e trabalho Atenção em saúde. Linha de Pesquisa e Extensão: Educação em Saúde, Saúde da Família e Comunidade, Saúde Ambiental e Atenção à Saúde Mental.
Objetivo: Atuar no contexto da comunidade – nos moradores e no meio-ambiente de maneira a desenvolver experiências de Educação Popular e Saúde Mental Comunitária voltadas à Promoção da Saúde, preservação do meio-ambiente e da emancipação social no âmbito comunitário, visando o aprimoramento e incorporação de práticas integrais de cuidado em saúde.
3. Alergia a Proteína do Leite (APLV) e as Principais Informações Para o Cuidado com as Crianças. Área: Educação em saúde, cidadania e trabalho. Linha de Pesquisa e Extensão: Educação em Saúde
Objetivo: Realizar atividades de Educação em Saúde com pais de crianças alérgicas à proteína do leite de vaca.
4. Horta orgânica e sustentabilidade. Área: Educação em saúde, cidadania e trabalho; Ciências básicas em saúde. Linha de Pesquisa e Extensão: Educação em Saúde; Políticas Afirmativas; Saúde Ambiental; Gestão em Saúde.
Objetivo: Desenvolver ações de implantação da Horta Orgânica, promoção à saúde e integração social e ambiental com base no ESG, por meio da participação dos estudantes e docentes da Faculdade Ciências Médicas da Paraíba, promovendo uma conscientização e ampla divulgação sobre o tema, além de fortalecer a formação acadêmica para atuar neste contexto.
5. Projeto de Apoio Humanizado e Nutricional ao Portador de Câncer (PROAHC). Área: Educação em saúde, cidadania e trabalho. Linha de Pesquisa e Extensão: Educação em Saúde.
Objetivo: Tem por objetivo promover assistência humanizada e nutricional à saúde da pessoa portadora de câncer na interdisciplinaridade de ações, aperfeiçoando a interação na relação ensino-aprendizagem dos acadêmicos. O público alvo é formado por portadores de câncer, em vulnerabilidade social, de ambos os gêneros, cadastrado na Associação de apoio ao portador de câncer Vida Nova (AVN).
6. Descobrindo Anatomia: Uma realidade da Educação Popular. Área: Educação em saúde, cidadania e trabalho. Linha de Pesquisa e Extensão: Educação em Saúde
Objetivo: Realizar o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão dentro do contexto popular, correlacionando problemas clínicos mais recorrentes no contexto social, como as consequências da obesidade, do sedentarismo e do tabagismo, com as estruturas anatômicas acometidas.
7. Alimentação escolar sobre a perspectiva das Merendeiras: Segurança Microbiológica dos alimentos. Área: Atenção em saúde. Linha de Pesquisa e Extensão: Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente; Educação em saúde
Objetivo: Desenvolver ações de prevenção e educação em saúde junto às merendeiras em relação às Boas Práticas de manipulação de alimentos por meio da participação dos estudantes e docentes da Faculdade Ciências Médicas da Paraíba trazendo à luz conteúdos relacionados à microbiologia fortalecendo a formação acadêmica neste âmbito.
8. Mais visão para escolares da rede pública de Cabedelo-PB. Área: Educação em saúde, cidadania e trabalho / Atenção em saúde. Linha de Pesquisa e Extensão: Educação em saúde; Gestão em Saúde; Políticas afirmativas; Atenção em saúde da criança e do adolescente
Objetivo: Desenvolver o rastreamento de acuidade visual baixa e encaminhar para o encaminhamento para o ambulatório.
9. Cuidados paliativos na saúde do idoso institucionalizado. Área: Atenção em saúde. Linha de Pesquisa e Extensão: Atenção à Saúde do Idoso.
Objetivo: Promover cuidado integral na perspectiva dos cuidados paliativos aos idosos institucionalizados.
10. Clube de Exame Clínico Objetivo Estruturado enquanto ferramenta formativa prática. Área: Atenção em saúde. Linha de Pesquisa e Extensão: Educação em saúde.
Objetivo: Desenvolver caso clínicos no modelo OSCE com o objetivo de avaliar ganhos propedêuticos que os alunos da graduação estão adquirindo na disciplina de HAM. Aos extensionistas será dada oportunidade de entender como funciona a estrutura das provas práticas, colhendo na Atenção Primária à Saúde os casos empíricos que serão utilizados para subsidiar a estrutura do OSCE.
11. Doses de alegria através do cuidado paliativo. Área: Atenção em saúde. Linha de Pesquisa e Extensão: Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente; Educação em saúde.
Objetivo: Levar alegria para pessoas em cuidados paliativos.
12. Além Da Medicina – Acolhendo a população em situação de rua. Área: Educação em saúde, cidadania e trabalho / Atenção em saúde. Linha de Pesquisa e Extensão: Educação em saúde / Saúde da Família e Comunidade/ Políticas afirmativas / Atenção em saúde da mulher e do homem, da criança e do adolescente e do idoso / Atenção à Saúde Mental.
Objetivo: Acolher a população em situação de rua.
13. Mãos Que Salvam. Área: Educação em saúde, cidadania e trabalho e Atenção em Saúde. Linha de Pesquisa e Extensão: Educação em Saúde, Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente.
Objetivo: Ensinar primeiros socorros a crianças.
14. A importância da vacinação como medida preventiva contra o desenvolvimento do câncer de colo uterino. Área: Educação em saúde, cidadania e trabalho. Linha de Pesquisa e Extensão: Educação em Saúde Atenção à Saúde da Mulher e do Homem; Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente.
Objetivo: Analisar a importância da vacinação como medida preventiva contra o desenvolvimento do câncer de colo uterino.
15. FCM em alerta: conhecendo a saúde da população de cabedelo. Área: Educação em Saúde, Cidadania e Trabalho. Linha de Pesquisa e Extensão: Educação em Saúde.
Objetivo: Conhecer a saúde da população de cabedelo.
16. AUTISMO: entender para cuidar. Área: Atenção em saúde. Linha de Pesquisa e extensão: Atenção à pessoa com deficiência.
Objetivo: Dialogar sobre o autismos no intuito de auxiliar no cuidado.
EDITAIS
Resultado do processo seletivo simplificado para Projetos de Extensão 2023
Errata da homologação das inscrições dos Projetos de Extensão 2023
Homologação das inscrições dos Projetos de Extensão 2023
Processo seletivo simplificado para Projetos de Extensão 2023
LIGAS ACADÊMICAS
As Ligas Acadêmicas (LA) são entidades estudantis apolíticas e sem fins lucrativos, vinculadas a Afya Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba que possuem como objetivo a ampliação do trinômio ensino, pesquisa e extensão em caráter multidisciplinar, complementando, assim, a formação acadêmica.
Atualmente a Afya Paraíba, conta com a atuação de 28 (vinte e oito) ligas, organizadas por acadêmicos, professores e profissionais que apresentam interesses em comum, constituindo-se por atividades extraclasse e socialização do saber acadêmico e uma dinâmica de atividades entre a comunidade e os cursos de graduação, impactando profundamente na formação do acadêmico, sempre pautados na sustentabilidade, educação inclusiva, valorização à vida e respeito à diversidade étnica-racial.
Confira o modelo de estatuto, termo de aceite e responsabilidade técnica-científica e normas para funcionamento de Ligas Acadêmicas:
Termo de aceite e responsabilidade técnica-científica - orientador
REVISTA CIENTÍFICA
A Revista da Afya Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba - RFCM (ISSN: 2965-2383) é o periódico eletrônico oficial de divulgação cientifica da Afya Paraíba, que abrange o campo da saúde e educação em saúde de atuação interdisciplinar. A periodicidade da revista é quadrimestral. Aceita estudos originais e inéditos, do tipo: artigo original (dados primários e secundários), revisão integrativa, metanálise, estudo de caso e relatos de experiências.
relatório ESG
A Afya Paraíba tem a satisfação de compartilhar a publicação do Relatório ESG 2023, refletindo nosso compromisso contínuo com a sustentabilidade e a responsabilidade social na área da educação médica. Este relatório abrange nossos esforços em aspectos ambientais, sociais e de governança, destacando nossos avanços e iniciativas em prol de um impacto positivo na comunidade e no meio ambiente.
Confira o Relatório ESG 2023 da Afya Paraíba:
CONTATO
Lúcia Cunha- Coordenadora de Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização
Logo entraremos em contato.