Secretaria Geral
APRESENTAÇÃO
A Secretaria Geral é responsável pelo controle, verificação, registro e arquivamento da documentação da vida acadêmica do aluno, desde seu ingresso até conclusão/colação de grau e expedição do Diploma. Controlando os registros acadêmicos com segurança, tendo-os sob a sua guarda, obedecendo ao regulamento e regimento da mantida. Possui serviços de atendimento ao aluno tais como: requerimentos gerais, matrículas, negociações financeiras e gerenciamento dos processos de bolsas e financiamentos.
Dentre os nossos objetivos buscamos garantir a qualidade nos serviços oferecidos à comunidade interna e externa da Instituição, de forma a atender bem e oferecer os serviços com soluções ágeis e seguras.
A Secretaria Geral está ligada a Reitoria/Direção Geral e Pró-Reitoria Administrativa-Financeira/Direção Administrativa-Financeira, tendo a figura do (a) Secretário (a) geral como Coordenador das competências administrativas do setor, que se subdivide-se em: Atendimento ao Aluno, Bolsas/Financiamentos, Serviços internos acadêmicos/financeiros, Gestão de Acervo Acadêmico e Emissão e registro de Diplomas.
Dispomos de um canal oficial para atender as solicitações acadêmicas e financeiras dos discentes, a Central de Atendimento ao Aluno (Salesforce) plataforma de interação que vem facilitar o relacionamento entre o aluno e a Secretaria Geral, fazendo com que o processo de gerenciamento e análise das demandas solicitadas pelo discente, seja acelerado e simplificado visando proporcionar ao nosso aluno uma experiência encantadora. Além disso, a Afya Paraíba oferece uma prática fila de espera virtual, acessível através de QR Codes disponíveis em toda a instituição. Essa inovação proporciona uma comodidade excepcional ao agilizar o atendimento aos alunos.
Por meio da Central do Aluno o acadêmico poderá:
- Realizar solicitações acadêmicas e financeiras;
- Emitir os principais documentos de forma automática, sem custo adicional;
- Emitir os boletos de forma automática 24h por dia;
- Verificar seu cronograma de horários, calendário acadêmico, frequência e notas durante o semestre.
Canais de Atendimento
- Telefone: (83) 3142-0716
- WhatsApp: (83) 3142-0716
- E-mail: [email protected]
- Área do Aluno
Horário de Atendimento Presencial
A secretaria também dispõe de atendimento presencial, contando com 5 colaboradores à frente de segunda à quinta-feira das 8h às 18h e na sexta-feira das 8h às 17h.
COMPOSIÇÃO
Elaine Araújo - Secretária Geral
Alice Pereira - Atendimento ao Aluno
Enilane Nunes - Atendimento ao Aluno
Crislayne Vitoriano - Atendimento ao Aluno
Israel Carlos - Bolsas e Financiamentos
Valterivan Lourenço - Serviço Interno Financeiro
Josélia Joana - Serviço Interno Acadêmico
Maria Lúcia - Serviço Interno Acadêmico
Bárbara Araújo - Gestão Acervo Acadêmico
Marcileide Silva - Emissão e Registro de Diploma
DIPLOMA DIGITAL
Vem aí o Diploma Digital !
Uma nova forma de receber e acessar o seu diploma !
Em abril de 2018, o Ministério da Educação determinou que todas as instituições de ensino superior do Brasil devem se adaptar para emitir o diploma dos alunos em formato digital, através da Portaria nº 330. A digitalização da educação segue uma tendência mundial, de trazer cada vez mais tecnologias e aprimorar o ensino.
Mas, na prática, como vou receber o meu diploma?
Não haverá mudança alguma na colação de grau, ou seja, a cerimônia continua exatamente como é atualmente. Porém, o aluno formado não receberá mais o seu diploma em papel, e sim um link, via e-mail, que o encaminhará para uma página onde poderá baixar dois arquivos: o PDF do diploma assinado e validado digitalmente, de acordo com a legislação, e um arquivo do tipo XML, que conterá os dados pessoais que comprovam que o aluno finalizou seu curso.
O PDF do diploma terá o mesmo layout e conterá as mesmas informações que existem hoje no diploma em papel, acrescidos de um QR Code que possibilitará o acesso para a página da IES, onde esse diploma pode ser validado por qualquer pessoa que o receber (empresas, faculdades, etc).
Posso imprimir o PDF do meu diploma?
Pela legislação vigente, documentos emitidos e assinados por via digital são válidos somente em âmbito digital, ou seja, a simples impressão do PDF não garante a validade do diploma em âmbito digital. Porém, através dessa impressão, você pode ler o QR Code e ter acesso à versão digital do diploma, que é a versão válida.
No entanto, há uma maneira de tornar a sua via física válida: através da autenticação em cartório. Ao levar o seu diploma impresso ao cartório, o tabelião dará fé de que o seu diploma físico é exatamente igual ao digital, através do acesso ao link do QR Code, e então fará a autenticação do papel.
Assim, você tem duas opções quando precisar entregar o diploma a alguma empresa, faculdade, etc.: enviar o PDF do diploma por via digital (e-mail ou plataformas digitais), ou imprimir e autenticar em cartório para entregar a via física.
Eu ainda posso solicitar o meu diploma em papel moeda?
A partir da disponibilização do diploma digital, pela legislação, não será mais possível entregar o diploma ao aluno em papel moeda, já que, como dito anteriormente, ele não terá mais validade.
E onde posso validar o meu diploma digital?
O seu diploma digital pode ser validado pelo link: https://diplomas.afya.com.br/
Mas afinal, qual a vantagem do diploma digital?
A primeira e maior vantagem do diploma digital diz respeito à segurança das informações, uma vez que sua emissão passa por processos de checagem e inclusão de artefatos virtuais que garantem a integridade e dificultam fraudes.
Outra vantagem é a perenidade desse documento, já que, uma vez em âmbito digital, não será possível perde-lo e nem necessária a emissão de uma segunda via: ele sempre estará disponível para download.
É a tecnologia a favor da educação !