
Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente
APRESENTAÇÃO
O Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED), no âmbito da estrutura organizacional da Afya Paraíba, caracteriza-se como um órgão de apoio didático-pedagógico, subordinado à Diretoria Acadêmica, constituindo-se como um instrumento de acompanhamento, orientação, supervisão e avaliação das práticas pedagógicas, bem como, participação nos processos de avaliação diagnóstica, somativa e formativa dos cursos de Graduação da Instituição.
Inicialmente o NAPED foi regulamentado pela Resolução nº 40 de 2017. Atualmente, a Resolução 07/2021 aprova seu regulamento que dispõe sobre conceito, finalidade, objetivos e ações, atribuições, composição e funcionamento do NAPED, da Afya Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba.
COMPOSIÇÃO
Coordenação NAPED

Eveline de Almeida Silva Abrantes
Fisioterapeuta
Doutora em Modelos de Decisão e Saúde
Docente curso de Medicina/ NAPED

Anielle Chaves de Araújo Brandão
Nutricionista/ Educadora Física
Mestre em Tecnologia Agroalimentar
Docente curso de Medicina/ NAPED

Denise Mota Araripe Pereira
Médica
Mestre em Saúde da Família
NAPED

Luísa Moreno Monte Raso
Fisioterapeuta
Especialista
NAPED

Marcileide Silva Chagas
Pedagoga
ATRIBUIÇÕES
São atribuições do coordenador NAPED: representar o núcleo junto às outras instâncias ou atividades sempre que designado pela Direção de Graduação da Afya Paraíba; representar o núcleo junto à Direção de Graduação da Afya Paraíba; realizar acompanhamento dos processos de trabalho NAPED; propor e receber propostas de atividades inerentes ao NAPED, bem como, designar aos demais membros sua participação e responsabilidade sobre as mesmas; convocar as reuniões ordinárias e/ou extraordinárias em conformidade com este regulamento; conduzir a reunião local e participar das reuniões nacionais; e emitir e assinar documentos de competência do NAPED.
São atribuições dos membros do NAPED: participar das ações do núcleo que visem orientar e acompanhar os docentes sobre questões de caráter didático-pedagógico; promover permanente qualificação do corpo docente a partir de projetos específicos; colaborar com a CPA nos processos avaliativos institucionais referentes às funções didático-pedagógicas; participar das ações do núcleo que visem orientar e acompanhar o colegiado de curso no processo de elaboração, complementação e alteração do Projeto Pedagógico do curso; efetivar validação de itens de avaliação, bem como, sugerir melhorias na formulação de itens (múltipla escolha e discursivos), e fiscalizar as avaliações cognitivas-teóricas, seja presencial ou virtual, conforme cronograma acadêmico; participar na construção de relatórios analíticos da avaliação diagnóstica; e desempenhar as demais atividades que recaiam no âmbito de suas competências e aquelas delegadas ou demandadas pela coordenação do NAPED e/ou Direção de Graduação.
Ações
O NAPED visa desenvolver as seguintes ações:auxiliar os colegiados dos cursos no planejamento e execução das ações que favoreçam o cumprimento da missão institucional, em conformidade com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico do Curso (PPC); desenvolver atividades voltadas para a ética profissional e pedagógica; fomentar discussões e práticas focadas nos fundamentos pedagógicos da docência no ensino superior; promover o debate e a implementação de atividades focadas nas tendências pedagógicas contemporâneas, enfatizando as temáticas do planejamento, do processo ensino-aprendizagem, das técnicas de ensino e da avaliação da aprendizagem;auxiliar, quando solicitado, os NDE dos cursos, no desenvolvimento das reflexões inerentes à implantação, desenvolvimento e avaliação do Projeto Pedagógico; apoiar os professores, de forma coletiva ou individualizada, nos processos de planejamento, desenvolvimento e avaliação das atividades docentes; promover oficinas pedagógicas e/ou cursos, de acordo com as demandas apresentadas pelos docentes; apoiar o professor no processo de avaliação da aprendizagem quanto à elaboração e validação de itens, formatação da prova, correção das avaliações cognitivas teóricas, no tocante a: validar itens submetidos pelos professores, no sistema, seguindo Manuais de Elaboração I, II e III; sugerir melhorias na formulação de itens (múltipla escolha e discursivos); analisar os pareceres das validações para compor novo check-list minimizando questões defeituosas; acompanhar a avaliação dos itens validados pelos membros NAPED; configurar avaliações cognitivas téoricas que recaiam no âmbito virtual; apoiar outras dimensões de avaliação, tais como, habilidades e avaliações diagnósticas.