Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente
APRESENTAÇÃO
O Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED), no âmbito da estrutura organizacional da Afya Paraíba, caracteriza-se como um órgão de apoio didático-pedagógico, subordinado à Diretoria de Graduação, constituindo-se como um instrumento de acompanhamento, orientação, supervisão e avaliação das práticas pedagógicas, bem como, participação nos processos de avaliação diagnóstica, somativa e formativa dos cursos de Graduação da Instituição.
Inicialmente o NAPED foi regulamentado pela Resolução nº 40 de 2017. Atualmente, a Resolução 07/2021 aprova seu regulamento que dispõe sobre conceito, finalidade, objetivos e ações, atribuições, composição e funcionamento do NAPED, da Afya Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba.
COMPOSIÇÃO
Coordenação NAPED
Eveline de Almeida Silva Abrantes
Fisioterapeuta
Doutora em Modelos de Decisão e Saúde
Docente curso de Medicina/ NAPED
Alinne Beserra de Lucena Marcolino
Fisioterapeuta
Doutora em Cuidado em Enfermagem e Saúde UFPB
Docente curso de Medicina/ NAPED
Anielle Chaves de Araújo Brandão
Nutricionista/ Educadora Física
Mestre em Tecnologia Agroalimentar
Docente curso de Medicina/ NAPED
Denise Mota Araripe Pereira
Médica
Mestre em Saúde da Família
NAPED
Luísa Moreno Monte Raso
Fisioterapeuta
Especialista
NAPED
Thayane Albuquerque Alves dos Santos
Pedagoga
Especialista
ATRIBUIÇÕES
São atribuições do coordenador NAPED: representar o núcleo junto às outras instâncias ou atividades sempre que designado pela Direção de Graduação da Afya Paraíba; representar o núcleo junto à Direção de Graduação da Afya Paraíba; realizar acompanhamento dos processos de trabalho NAPED; propor e receber propostas de atividades inerentes ao NAPED, bem como, designar aos demais membros sua participação e responsabilidade sobre as mesmas; convocar as reuniões ordinárias e/ou extraordinárias em conformidade com este regulamento; conduzir a reunião local e participar das reuniões nacionais; e emitir e assinar documentos de competência do NAPED.
São atribuições dos membros do NAPED: participar das ações do núcleo que visem orientar e acompanhar os docentes sobre questões de caráter didático-pedagógico; promover permanente qualificação do corpo docente a partir de projetos específicos; colaborar com a CPA nos processos avaliativos institucionais referentes às funções didático-pedagógicas; participar das ações do núcleo que visem orientar e acompanhar o colegiado de curso no processo de elaboração, complementação e alteração do Projeto Pedagógico do curso; efetivar validação de itens de avaliação, bem como, sugerir melhorias na formulação de itens (múltipla escolha e discursivos), e fiscalizar as avaliações cognitivas-teóricas, seja presencial ou virtual, conforme cronograma acadêmico; participar na construção de relatórios analíticos da avaliação diagnóstica; e desempenhar as demais atividades que recaiam no âmbito de suas competências e aquelas delegadas ou demandadas pela coordenação do NAPED e/ou Direção de Graduação.
Ações
O NAPED visa desenvolver as seguintes ações:auxiliar os colegiados dos cursos no planejamento e execução das ações que favoreçam o cumprimento da missão institucional, em conformidade com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico do Curso (PPC); desenvolver atividades voltadas para a ética profissional e pedagógica; fomentar discussões e práticas focadas nos fundamentos pedagógicos da docência no ensino superior; promover o debate e a implementação de atividades focadas nas tendências pedagógicas contemporâneas, enfatizando as temáticas do planejamento, do processo ensino-aprendizagem, das técnicas de ensino e da avaliação da aprendizagem;auxiliar, quando solicitado, os NDE dos cursos, no desenvolvimento das reflexões inerentes à implantação, desenvolvimento e avaliação do Projeto Pedagógico; apoiar os professores, de forma coletiva ou individualizada, nos processos de planejamento, desenvolvimento e avaliação das atividades docentes; promover oficinas pedagógicas e/ou cursos, de acordo com as demandas apresentadas pelos docentes; apoiar o professor no processo de avaliação da aprendizagem quanto à elaboração e validação de itens, formatação da prova, correção das avaliações cognitivas teóricas, no tocante a: validar itens submetidos pelos professores, no sistema, seguindo Manuais de Elaboração I, II e III; sugerir melhorias na formulação de itens (múltipla escolha e discursivos); analisar os pareceres das validações para compor novo check-list minimizando questões defeituosas; acompanhar a avaliação dos itens validados pelos membros NAPED; configurar avaliações cognitivas téoricas que recaiam no âmbito virtual; apoiar outras dimensões de avaliação, tais como, habilidades e avaliações diagnósticas.