Medicina
APRESENTAÇÃO
O Currículo do Curso de Medicina da Afya Paraíba está em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Medicina do Brasil (2014) e com as recomendações internacionais, baseado na realidade de saúde da população e orientado para a comunidade. Tem como objetivo “formar profissionais éticos e generalistas, com visão humanística, crítica e reflexiva, aptos para o exercício da medicina na Rede de Atenção à Saúde; e atuar nas áreas de Atenção à Saúde, Gestão em Saúde e Educação em Saúde; bem como preparar para a participação no desenvolvimento social, além de estimular o desenvolvimento da responsabilidade social, espírito científico do pensamento reflexivo e da criação cultural.”
O modelo pedagógico está em consonância com as mais modernas tendências em Educação Médica Internacional, baseado na aprendizagem de adultos, crítico-reflexiva e centrada no estudante, que é o sujeito ativo da aprendizagem, tendo o professor como mediador do processo de ensino-aprendizagem. Assim, o curso utiliza estratégias ancoradas em métodos ativos de ensino-aprendizagem, preferencialmente em pequenos grupos, onde a motivação, a problematização, a interdisciplinaridade e a vivência prática no sistema de saúde permitem uma individualização da experiência educacional do aluno.
PERFIL PROFISSIONAL
Cumpre ao curso de medicina da Afya Paraíba, preparar o seu egresso para compreender a si mesmo e o outro, mediante um melhor conhecimento do mundo e das relações que se estabelecem entre os homens e entre estes e o meio socioambiental, sobretudo, por entender que é a partir do respeito às diferenças individuais, do exercício permanente de resistir às intolerâncias étnicas, religiosas, sexuais, políticas, da reflexão acerca das desigualdades sociais e da participação na organização de um modo de vida justo socialmente se construirá uma sociedade plural, mas plenamente democrática e fraterna.
As políticas e as ações com relação aos egressos se vinculam à ideia de uma avaliação continuada das condições de oferta do curso, visando à formação de profissionais capazes de se integrarem ao mercado de trabalho. Também se busca a verificação e o acompanhamento do egresso em relação a sua atuação profissional.
As diretrizes básicas da política de acompanhamento do egresso na Afya Paraíba são:
- Formação profissional: promover a formação para que os egressos se apresentem com clareza e sejam capazes de organizar ideias, estabelecer relações, interpretar dados e fatos e elaborar hipóteses;
- Profissionais proativos: trabalhar para que os egressos sejam solucionadores de problemas na sua área de formação, propondo alternativas de solução para os desafios que lhes forem apresentados;
- Flexibilidade e adaptabilidade: cuidando para que os egressos tenham condições de adaptar-se cotidianamente às mudanças globais, sobretudo, tecnológicas e relativas a atuação específica, demonstrando, também adaptabilidade;
- Ética e responsabilidade social: exercer atividades e funções com ética e profissionalismo, respeitando as leis e as normas de conduta relativas à sua profissão;
- Empreendedorismo: desenvolver o espírito empreendedor e a capacidade de colaborar para a dinamização do setor econômico no qual estará inserido;
- Consciência ambiental: ampliar o senso ecológico e o respeito ao meio ambiente;
- Integração e acompanhamento: promover encontros e eventos de egressos, mantendo contato com o mercado de trabalho a fim de promover sua aproximação com a Instituição.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
A formação médica concebida pelo Curso de Medicina da Afya Paraíba pressupõe a educação como um processo que prepara o indivíduo para compreender os impactos das novas tecnologias na cultura e intervir na realidade; entende a sociedade como um processo completo e inacabado onde valores e paradigmas são permanentemente questionados e substituídos; e concebe sua proposta pedagógica voltada para a formação profissional capaz de criar ou de redescobrir caminhos em reposta a demandas colocadas em seu campo de atuação pela sociedade globalizada.
Neste contexto, cumpre ao curso preparar o seu egresso para compreender a si mesmo e o outro, mediante um melhor conhecimento do mundo e das relações que se estabelecem entre os homens e entre estes e o meio socioambiental, sobretudo, por entender que é a partir do respeito às diferenças individuais, do exercício permanente de resistir às intolerâncias étnicas, religiosas, sexuais, políticas, da reflexão acerca das desigualdades sociais e da participação na organização de um modo de vida justo socialmente se construirá uma sociedade plural, mas plenamente democrática e fraterna.
A sua proposta pedagógica se apoia em relações democráticas que impulsionam a participação na tomada de decisões, no trabalho cooperativo e emancipador das partes comprometidas e interessadas em suplantar o estádio da mera informação pelo da construção do conhecimento, no desenvolvimento do espírito de solidariedade e no despertar do espírito crítico e ético como forma de superação das aparentes contradições do corpo social.
O curso utiliza estratégias ancoradas em métodos ativos de ensino-aprendizagem, preferencialmente em pequenos grupos, nos quais a motivação, a problematização, a interdisciplinaridade e a vivência prática no sistema de saúde permitem uma individualização da experiência educacional do aluno. Essas estratégias aplicadas no curso promovem o aprender a aprender, no qual se desenvolve a autonomia do aprendizado e o raciocínio crítico-reflexivo, e parte-se do conhecimento prévio sobre o tema em busca da solução dos problemas e situações de saúde que enfrentará no dia a dia da futura profissão. Além disso, incentiva o desenvolvimento das habilidades de metacognição e o aprender fazendo e pensando, com ênfase nas atividades práticas de campo e sua permanente reflexão.
Nessa perspectiva, inicia seus estudantes desde o primeiro período do curso em diversos cenários de prática no Sistema Único de Saúde (SUS) e nas atividades da pesquisa científica, oportunizando-lhes experimentações básicas e aplicadas que permitam uma maior compreensão do processo saúde-doença e o ambiente. Incentiva as relações dialógicas e comunicativas entre professor/aluno de modo a possibilitar um processo de decisão/execução/avaliação participativo e cooperativo, numa perspectiva de construção coletiva por meio de metodologia de ensino independente, utilizando-se progressivamente da problematização. Investe, finalmente, no comprometimento com a prestação de serviços à população e a garantia da formação profissionalizante em níveis de excelência passíveis de possibilitar a inserção de seus egressos, de forma comprometida e crítica, no mercado de trabalho.
Matriz curricular 2024
INTERNATO
O curso de Medicina da Afya Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba oferece na matriz curricular, o Estágio Curricular Obrigatório nos últimos quatro semestres (9º ao 12º período), sob a forma de estágio integrado, em três módulos, a saber: Estágio em Emergências Médicas, Estágio em Atenção Primária em Saúde e Estágio em Atenção Ambulatorial e Hospitalar, no qual ocorrem rodízio nas áreas de Clínica Médica, Cirúrgica, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental/Psiquiatria, Saúde Coletiva e Pediatria. Da forma como estão organizados os quatro semestres de Estágio Curricular Obrigatório, o curso de Medicina da Afya Paraíba visa ampliar e consolidar os conhecimentos, habilidades e atitudes indispensáveis à qualificação do perfil do médico que pretende formar.
As atividades de Estágio Curricular Obrigatório se realizam na forma de rodízio, ordenado de acordo com a realidade local e coerente com o perfil do egresso. A carga horária total do Estágio Obrigatório é de 3.100 horas práticas (treinamento em serviço de saúde sob supervisão) e teóricas. Os estágios de desenvolvimento de habilidades práticas são realizados nos 82 serviços de saúde conveniados pela Rede Escola das Secretarias de Estado da Saúde e dos municípios de João Pessoa e Cabedelo, que compõem os distritos sanitários da região metropolitana.
COMPOSIÇÃO
Coordenador do Internato
Italo Rhaniery Meireles Araújo - Professor
Médico Pediatra - Especialista
Andrea Mendes Maciel - Secretária do Internato
Tatiana Crispim Martins de Lima - Psicopedagoga do Internato
campos de prática
Baixe o conteúdo completo aqui.
AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
O processo de avaliação da aprendizagem no curso de graduação em Medicina obedece aos princípios, normas e procedimentos pedagógicos estabelecidos pelo Regimento Interno da unidade e pelo Projeto Pedagógico do Curso (PPC), naquilo que for específico.
A apuração do desempenho acadêmico abrange os aspectos de aquisição e de construção do conhecimento, considerando a aprendizagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, além da frequência apurada em relação à carga horária prevista no currículo para os componentes curriculares e para os módulos.
A sistemática de avaliação do processo de ensino e aprendizagem é norteado por meio dos seguintes princípios:
- Contextualização da avaliação;
- Avaliação como instrumento de aprendizagem;
- Ênfase à dimensão formativa do processo de avaliação;
- Identificação e verificação de habilidades e competências adquiridas/desenvolvidas;
- Avaliação como processo contínuo.
O processo avaliativo da unidade envolve as dimensões do saber, saber fazer, saber ser e saber conviver durante a graduação, a fim de bem exercer a profissão.
Coerente com as políticas de ensino e as metodologias empregadas nos cursos de graduação, a avaliação do desempenho acadêmico é periódica e sistemática, processual e composta de procedimentos e instrumentos diversificados, incidindo sobre todos os aspectos relevantes: conhecimentos, habilidades e atitudes trabalhados e a construção das competências profissionais.
Os métodos de avaliação dos componentes curriculares são definidos de acordo com os respectivos objetivos educacionais e estão previstos no plano de ensino do componente curricular.
NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE
O Núcleo Docente Estruturante – NDE, é constituído por um grupo de 14 (quatorze) docentes, incluindo o Coordenador de Curso que o preside. Possui atribuições acadêmicas normatizadas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), na Resolução nº 01, de 17 de junho de 2010. É o órgão responsável pela elaboração, implementação, atualização e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso.
Foi instituído por portaria própria, como instância de estudo, debate, formulação, implementação e acompanhamento do processo de desenvolvimento em educação médica na Afya Paraíba. O NDE reúne-se ordinariamente, uma vez por mês, e extraordinariamente, sempre que convocado pelo Coordenador de Curso.
COMPOSIÇÃO
Krísthea Karyne - Presidente do NDE
Coordenadora do Curso de Medicina e Professoa Médica
Mestre em Saúde Pública e Especialista em Ginecologia e Obstetrícia
Ana Silvia Suassuna Carneiro Lucio - Professora
Farmacêutica - Doutora
Antonio Fernando Menezes Segundo - Professor
Médico Neurologista - Mestre
Eveline de Almeida Silva Abrantes - Coordenadora do NAPED
Fisioterapeuta - Doutora
Ideltônio José Feitosa Barbosa - Professor
Ciências Biológicas - Doutor
Italo Rhaniery Meireles Araújo - Coordenador do Internato e Professor
Médico Pediatra - Especialista
Tamara Albuquerque Leite Guedes - Professora
Fisioterapeuta - Mestre
Laboratórios
APRESENTAÇÃO
Os laboratórios da Afya Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba são locus de atividades de ensino e de iniciação científica sobre a saúde que permitem o desenvolvimento dos alunos em termos de informações, habilidades e de uso dos instrumentos necessários para uma boa prática médica. Toda prática aplicada é totalmente alinhada aos recursos mais modernos do mercado. São dotados de alta tecnologia e possuem materiais e equipamentos para todos os alunos.
A estrutura dos laboratórios garante o acesso de alunos e professores às suas instalações, com segurança e condições ideais de trabalho, contando com serviço de assessoria prestado por técnicos e monitores, que acompanham e esclarecem as dúvidas dos usuários com relação à execução de suas atividades. Nesses espaços o aluno aprimora seus conhecimentos práticos em consonância com a teoria aprendida por meio de disciplinas teóricas específicas da estrutura curricular do curso.
CONTATO
Coordenadora: Profª. Krísthea Karyne
Logo entraremos em contato.