A arte de liderar: Afya paraíba inicia o Curso de Formação de Líderes voltado para os discentes da IES
Cada vez mais o mercado de trabalho pede do profissional diferentes habilidades que possam diferenciá-lo perante a sua atuação. A conhecimento acerca da liderança, sem dúvidas, é uma dessas habilidades esperadas. Isso, independente da área a qual se fala. Além de todos os benefícios que possuem relação à gestão de pessoas, a liderança é também fundamental para a resolução de problemas e criação de soluções que sejam mais assertivas e eficientes.
Com o pensamento de expandir e nortear as visões profissionais do aluno, a Afya Paraíba criou a Escola de Empreendedorismo. A partir dela, formações com profissionais levantam discussões, inquietações e crescimento, que seguem na bagagem do discente por toda vida.
O despertar para o empreendedorismo oportuniza o aluno a uma outra vertente de atuação, que exige deste, conhecimentos que facilitem sua performance. Partindo desse princípio, nasce o Curso de Formação de Líderes, focada em moldá-los para o melhor que eles podem ofertar. O início do curso, que acontece em parceria com o SEBRAE, aconteceu neste dia 30 de agosto, nas dependências da instituição.
PROPÓSITO
Transformar a saúde com quem tem compromisso como vocação a medicina é o nosso o propósito da Afya Paraíba, que investe cada vez mais em tecnologia, inovação e oportunidades que possibilitem o alcance desse. De acordo com o diretor geral da instituição, professor Sérgio Ricardo, “é este objetivo que faz nascer oportunidades como a deste curso, bem como outros que os alunos terão acesso até o final da caminhada acadêmica, que irão alavancar possibilidades, a exemplo da oportunidade do nosso aluno poder abrir seu próprio negócio”.
A diretora de graduação, professora Adriene Jacinto lembrou que “o curso de formação de líderes foi pensado para atingir uma relação que o aluno pode já se impulsionar dentro de uma relação empreendedora, desde o seu percurso na graduação e também vivenciar uma relação de como funciona o SEBRAE, que é um impulsionador dentro dessa relação no mercado”, afirmou.
Para o gerente do SEBRAE Sul, Cláudio Soares, a parceria instituída com a instituição só traz bons frutos para os alunos, que podem desenvolver habilidades que associada as habilidades médicas podem projetá-los para uma experiencia profissional brilhante. “Essa parceria nasce de uma provocação da Afya, e permite que a gente possa apresentar a estes alunos conteúdos focados no desenvolvimento da visão empreendedora dos alunos. Com isso, criamos um projeto que apresenta uma jornada empreendedora com o foco em inovação, em modelos de negócio e também em oportunidades de negócio”, contou.
Na primeira aula, as discussões giraram em torno de temáticas como mindset, finanças, mercado, para que os alunos já possam ser introduzidos na temática e, a partir disso, desenvolvam ainda mais o anseio da participação. Segundo a professora Rosa Paiva, coordenadora de inovação, “passado este primeiro momento, os alunos participarão de abordagens sobre finanças para médicos, a arte da liderança e muito mais”. O facilitador Danylo Aguiar, enfatizou que neste primeiro momento também foi abordada a temática de bootcamp, entendida como a possibilidade de tirar uma ideia do papel e colocá-la em prática, conseguindo tomar as melhores decisões e seguir uma jornada de empreendedor de sucesso, seja em seu próprio negócio ou em outra organização na qual se faz parte.
Para os alunos, essa é uma oportunidade riquíssima, que os molda num padrão diferenciado perante a visão profissional e, consequentemente, expande horizontes e possibilidades, gerando ainda mais motivação, tanto para quem já possui o anseio por empreender, quanto para quem ainda não germinou totalmente esse desejo. A aluna Helena Silva expressou sua gratidão pela oportunidade e ressaltou que “este curso de líderes vai ajudar na realização do sonho fazer nascer um centro de geriatria, e a partir dos conhecimentos adquiridos aqui, certamente terei uma bagagem que será muito importante para este sonho”.