A prevenção está a um toque de distância

Todo mês de novembro chega com uma mensagem especial, a da prevenção do câncer de próstata. Tido como o tipo mais recorrente entre os homens brasileiros e perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma, o câncer de próstata atingiu a marca de mais de 70 mil casos no país, até o fim de 2023.
Iluminar os prédios de usar, utilizar mais a cor durante o mês, bem como ornar as roupas com lacinho azul é uma forma de enfatizar a necessidade e importância de se romper os paradigmas do preconceito, que ainda impede tantos homens de fazerem o acompanhamento anual e se cuidarem.
Os especialistas ressaltam que, em fase inicial, esse tipo de câncer não costuma apresentar sintomas, eles surgem apenas com o avançar da doença, já manifestando a necessidade de uma conduta médica emergencial e mais invasiva, para evitar maiores complicações e/ou transtornos, como uma metástase.
A próstata é uma glândula que localiza-se em frente ao reto e envolve a parte superior do canal por onde passa a urina, a uretra masculina. Nos homens mais jovens, ela possui o tamanho de uma ameixa; aumentando mais maduros.
Apesar de silenciosa, a doença pode ser identificada com exames simples. Em fase inicial, normalmente, não costuma apresentar sintomas mas, à medida que avança, o paciente pode notar sintomas urinários, tais como: dificuldade em iniciar o jato de urina, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga e sangramento. Desta forma, os exames de rastreio tornam-se essenciais para um diagnóstico precoce.
Vale ressaltar que, assim como em outros tipos de câncer, os hábitos saudáveis fazem toda diferença. A principal forma de prevenção é manter-se ativo e buscar hábitos de vida saudáveis, com uma alimentação balanceada a atividade física regular na rotina.
A informação também faz parte efetivado processo de prevenção. Muitos homens, por medo ou tabu, ainda adiam os exames preventivos. Por isso, compreender os riscos da doença e ter, de forma mais palpável, a certeza de que a prevenção salva vidas faz toda e total diferença no processo tanto de prevenção quanto de diagnostico precoce.
Homens, lembrem-se, o melhor caminho é sempre o da prevenção.