Afya Paraíba inova e proporciona nova experiência a comunidade acadêmica

A iniciativa de proporcionar novas experiências de aprendizado e uma bagagem de conhecimento mais leve através de novas metodologias de ensino, é sempre desafiadora e requer do docente responsável muita iniciativa e criatividade para atrair o discente a sua proposta.

             Foi diante desse desafio e com essa ótica que a Afya Paraíba preparou para os alunos uma vivência inovadora, intitulada Shock Masterclass. A iniciativa que envolveu a prática do teatro, faz parte das ações do Enade Contínuo e reuniu dezenas de alunos entusiasmados para conhecer mais sobre o Shock Hemorrágico, temática escolhida pelos alunos para maior imersão no ensino.

             “Esse momento é muito especial para nossa IES. Uma aula extremamente diferenciada, utilizando as metodologias ativas, incluindo as artes cênicas, a música, cinema. Aqui tivemos uma aprendizagem extremamente divertida e significativa para os alunos, abordando um tema tão relevante, que é o shock hemorrágico”, comentou a coordenadora do curso de medicina, professora Krísthea Karyne.

             Diante de um cenário condizente com um tema, os professores Luis Renato e Socorro Queiroz conduziram o momento com muito envolvimento, domínio temático e descontração, proporcionando aos alunos uma absorção de conteúdo mais divertida, chamando a atenção de toda a comunidade acadêmica.

             “Primeiro nós fizemos uma pesquisa pra entender junto aos alunos qual o tema que eles queriam saber mais. Considerando o tema do shock, eu tive a ideia de adaptar a proposta do masterclass do canto e resultamos nessa magnitude de evento, com direito a toda uma adaptação de cenário, envolvimento dos alunos nas atuações. Foi um momento deles verem na prática situações nas quais eles podem identificar um shock hemorrágico e agir de acordo com as diretrizes atualizadas”, partilhou o professor Luis Renato.

             A inovação da vivência foi encantadora para quem estava na plateia, mas quem estava no palco partilhou do mesmo sentimento. Para a professora Socorro, a iniciativa veio agregar muito, não só ao conhecimento dos alunos, mas as experiências profissionais de quem estava na condução do momento.

             “Eu sou professora há muitos anos, mas nunca vivi uma experiência dessa, de falar sobre um tema de emergência associando-o a parte de atuação, podendo passar o conhecimento de forma lúdica e transformando um assunto técnico, complexo e científico num cenário leve, de atividade e encenação. Foi uma experiência muito boa, eu estou muito feliz”, contou a docente.

             Além de todo envolvimento dos professores e setores da IES para que a execução da ação tivesse a magnitude que teve, também foi possível contar com o apoio do DAMAJ, ligas acadêmicas de emergência e do Hemocentro da Paraíba, na ocasião, sensibilizando os alunos presentes a importância da doação de sangue.

             “Numa vivência como essa, a gente aprende a ter mais atenção com os nossos pacientes. Rompendo um ciclo que nós observamos hoje em dia, que trata das consultas rápidas e superficiais. Esse evento foi muito importante para nos ensinar a conduzir uma consulta um pouco mais longa e minuciosa, onde a gente possa prezar, sobretudo, pela vida do paciente”, disse a aluna Thamyres Maria.