Afya Paraíba participa de ação na Comunidade São Francisco

A Afya Paraíba esteve presente na ação social promovida pela Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro do Altiplano, realizada na comunidade São Francisco. O evento, que aconteceu em parceria com a Pastoral da Criança, teve o objetivo de levar cuidados e atenção à saúde da comunidade e ofereceu diversos serviços essenciais para a melhoria da qualidade de vida dos moradores.

“A gente já tem esse compromisso social do cuidado e, consequentemente, de expor os nossos alunos à realidade prática do que é visto em sala de aula. Está aqui hoje só reforça essa nossa pauta e nos reitera a sensação de utilidade e compromisso de cuidado com o próximo, enquanto profissionais da saúde”, lembrou a professora Viña Del Mar.

Durante o evento, foram realizadas atividades como aferição depressão arterial e o teste de glicemia, serviços fundamentais para o acompanhamento da saúde da população. Além disso, foi feita a avaliação nutricional, com foco na medição do IMC, ajudando as pessoas a monitorarem sua saúde e identificarem possíveis necessidades de mudanças em seus hábitos alimentares.

“A gente já tem esse momento na pastoral, que chamamos “celebração da vida”, voltado para as crianças que são cadastradas na paróquia. Nessa ação, podemos contar com a faculdade e estamos muito felizes com essa parceria, que oferta mais cuidado, acompanhamento e qualidade de vida a quem veio participar. Estamos muito felizes”, pontuou a Irmã Neide, líder da pastoral da criança na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Outro momento de destaque foi a orientação sobre a manobra de desengasgo em recém-nascidos, uma ação vital que contribui para o aprendizado de técnicas simples, mas que podem salvar vidas em situações de emergência. A massagem cardíaca também foi abordada, com a finalidade de ensinar a população a realizar os primeiros socorros de forma eficaz.

“Como aluno, eu fico muito feliz em poder participar de uma ação como essa. As mães e crianças se envolveram muito com as atividades e, sem dúvidas, aqui a gente desenvolveu habilidades e uma empatia que na sala de aula a gente não desenvolve, já que é nesse contato, nesse acesso à realidade que a gente pode olhar nos olhos, ouvir, entender e se aproximar da prática médica com muito mais respeito e zelo”, ressaltou o aluno Gabriel.

A ação ainda contou com a parceria da Liga Paraibana de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, que contribuiu com seu conhecimento especializado, enriquecendo ainda mais a programação e tornando o evento ainda mais completo para todos os participantes.