Afya Paraíba participa de Mutirão de Saúde em Cabedelo
Promoção de saúde e cuidado com a população, este é o objetivo do “Saúde é pra você, Cabedelo”. O programa que é uma iniciativa da Prefeitura de Cabedelo, promove um mutirão de saúde para população da cidade, com o objetivo de zerar a demanda reprimida da área da saúde no município.
Na ocasião, são ofertados atendimentos especializados, multiprofissionais e exames para a população cabedelense e, graças a pactuação existente entre o município é a Afya Paraíba, a instituição vai se fazer presente em todos os dias da ação, seja na presença de preceptores ou alunos a serviço da população.
Nesta terça-feira (19), aconteceu a abertura do evento, que irá se estender até o dia 29 de setembro, e representando a IES, além da coordenadora de pactuação, Viña del Mar, estiveram presentes o preceptor em pediatria, Luiz Felipe Maciel, e alunos do sexto período.
“Esse tipo de ação é de suma importância, pois aproxima ainda mais o serviço público da população; principalmente da que mais necessita. Estar aqui enquanto Afya Paraíba e junto aos alunos é uma alegria e honra imensas, já que além de atender e cuidar dos pacientes, nós podemos trazer para a prática aquilo que foi explanado de forma teórica em sala de aula”, comentou o professor Felipe.
A secretária de saúde do município, Irani Soares, relembrou a importância da parceria com a instituição e o quanto a presença dos alunos e professores irá engrandecer ainda mais o evento. “Esse já é o melhor projeto de saúde realizado na cidade e isso é inédito na nossa história. Com isso, vamos tentar diminuir ou zerar a demanda reprimida que temos em algumas especialidades, especialmente, as que ficaram comprometidas durante o período da pandemia de Covid 19. Contar o com apoio e parceria da Afya Faculdade de Ciências Médicas Paraíba, com seus alunos e professores, é a garantia de que fluiremos no nosso objetivo e caminho proposto pra este evento”, enfatizou.
Para a aluna Yvnna Linhares, docente do sexto período na instituição, “ter a possibilidade de servir à população através de uma ação como o mutirão é muito importante para a bagagem profissional pela possibilidade de desenvolver de forma prática tudo que foi visto na teoria e, academicamente falando, é uma rica possibilidade de ter a vivência prática antes da entrada no internato, período tão esperado e importante da graduação”, afirmou.
O mutirão segue até o dia 29, e para receber atendimento basta se dirigir ao Ginásio Poliesportivo Municipal.