Afya Paraíba promove ações alusivas ao acolhimento e valorização da vida
Em parceria com os projetos do Clima Organizacional e Encantamento, o Núcleo de Experiência Docente promoveu nesta sexta-feira (22), duas ações alusivas à valorização da vida, pautada na temática defendida pela campanha Setembro Amarelo.
A primeira ação foi voltada para os alunos. Intitulado como “Dia do Abraço”, o movimento promovido pelos setores teve como objetivo evidenciar na ótica do discente o fato de que eles não estão sozinhos, e isso foi feito através da oferta de abraços. A coordenadora do NED, Roberya Viana, evidenciou que “a ação foi pensada como inciativa para acolher os alunos, muitos deles estão distantes do convívio familiar, então essa ação pôde trazer um pouco mais de aconchego, pertencimento e cuidado, colocando a instituição, de maneira geral, como um lugar em que o aluno pode se sentir amparado e cuidado”, afirmou.
A aluna Emanuele, discente do primeiro período, ressaltou sobre a promoção da ação ter gerado interação e entrosamento, tanto de aluno para aluno, quanto para com os professores e colaboradores. “Com a dinâmica dos nossos dias e exigências acadêmicas, as vezes acabamos ficando sozinhos, e a ação despertou a vontade de participarmos. Muitas vezes chegamos cansados, estamos sobrecarregados, e um gesto como este faz toda diferença. No meu caso, especificamente, através da ação a gente pôde, além de se sentir mais acolhidos, desfocar um pouco da tensão e aflição pré semana de provas”, contou.
CUIDANDO DOS COLABORADORES
Além da ação voltada para os alunos, os colaboradores também puderam vivenciar uma pausa na rotina para lembrar da sua importância, não só para o ambiente profissional, mas para todos que o circundam. Para eles, foi ofertado um momento de reflexão e reforço do seu valor, através de uma palestra, ministrada pelo professor Vinicius Paiva, intitulada “O Sentido da Vida”.
Para o professor, em um tempo onde se notificam tantos vazios existenciais, ter um momento em que se pode refletir sobre a saúde mental e entender as razões pelas quais vivemos, é de extrema importância. O professor externou que “A experiência foi extremamente rica. Poder contribuir um pouco com aqueles que caminham junto conosco é sem dúvida uma grande graça. Espero que tenha sido também um valioso momento para todos”.
Na ótica dos colaboradores, discussões como esta são de extrema importância, tanto para acender algum possível alerta de ansiedade ou diagnósticos dessa natureza, quanto para que estes se sintam parte importante de todo processo vivenciado na empresa. O colaborador João Pedro, do setor de comunicação, relatou que “a ação foi bem importante e chamou atenção para a saúde mental, promovendo diálogos abertos e quebrando estigmas sobre as questões relacionadas à saúde mental. Foi um lembrete de que é fundamental oferecer apoio, compreensão e recursos a quem precisa, mostrando que não estão sozinhos em sua luta”, pontuou.
Como defende a Campanha Setembro Amarelo, o autocuidado também parte da fala e externar vai ser sempre a melhor solução para resolução dos problemas, acolhida e mudança de perspectivas. Por entender isto que a instituição julga importante a realização de ações reflexivas e acolhedoras como estas.