Afya Paraíba realiza ação em alusão ao Dia do Orgulho LGBT
.jpg)
Como parte das ações em alusão ao Dia do Orgulho LGBT, celebrado em 28 de junho, a Faculdade de Ciências Médicas Afya Paraíba promoveu uma roda de conversa voltada aos seus colaboradores, em João Pessoa. A atividade aconteceu na manhã desta segunda-feira (30) e teve como tema “Direitos, formas de tratamento e acolhimento à população LGBT”.
A iniciativa foi realizada em parceria com a Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT da Prefeitura Municipal de João Pessoa, reforçando o compromisso conjunto com a construção de ambientes mais diversos, respeitosos e acolhedores.
A roda de conversa foi conduzida pela advogada Elaine Lopes, representante da Coordenadoria, e reuniu 15 colaboradores que atuam diretamente com o público da instituição. A proposta foi fomentar um ambiente mais inclusivo e comprometido com os direitos humanos dentro da comunidade acadêmica.
Para ela, a atividade foi uma ação estratégica para promover um ambiente institucional mais inclusivo, respeitoso e comprometido com os direitos humanos.
“Ao envolver a equipe técnica, administrativa e de apoio, a iniciativa contribui para a construção de uma cultura organizacional que valoriza a diversidade e combate qualquer forma de discriminação”, explicou a advogada.
De acordo com Elaine Lopes, espaços de diálogo como estes permitem sensibilizar os colaboradores sobre a importância do uso correto do nome social, da linguagem respeitosa, do atendimento humanizado e da escuta empática. “Sobretudo no trato com estudantes, docentes e demais membros da comunidade acadêmica LGBT+. Também é uma oportunidade para apresentar legislações vigentes, políticas de inclusão e orientações práticas para o acolhimento adequado”, enfatizou.
O coordenador de Comunicação, Marketing e Comercial da Afya Paraíba, Túlio Goldemberg, destacou que ações como essa reafirmam o compromisso da instituição com a inclusão.
“O grupo Afya já tem no seu DNA a importância da acessibilidade e da inclusão nas suas pautas. Aqui na faculdade temos colaboradores gays e trans. É do nosso interesse realizar cada vez mais debates como esses”, afirmou.

