Afya Paraíba realiza capacitação sobre Inteligência Artificial para docentes
.jpg)
No dia 26 de agosto, a Afya Paraíba promoveu uma capacitação especial para os professores do curso de medicina, ministrada pelas colaboradoras Evelline Silva e Tâmara Guedes, com foco no uso prático da Inteligência Artificial (IA) como ferramenta de apoio ao planejamento pedagógico.
A iniciativa partiu de uma demanda dos próprios docentes, que elegeram a temática da IA como prioridade para aprofundar o conhecimento e explorar novas possibilidades de aplicação em sala de aula.
“Nosso foco foi levar a temática da Inteligência Artificial de forma prática, aproximando os professores das ferramentas e mostrando como elas podem facilitar o planejamento pedagógico do dia a dia. Apresentamos aplicativos de IA e ensinamos a elaborar prompts para gerar questões, casos clínicos e itens avaliativos de maneira rápida e eficiente. A ideia é que cada docente se sinta ainda mais preparado para integrar essas soluções tecnológicas às aulas, promovendo experiências de aprendizagem mais dinâmicas e alinhadas às metodologias ativas”, disse Kristhea Karyne, coordenadora do curso.
Durante o encontro, realizado em conjunto com a reunião pedagógica, foram apresentados os principais aplicativos de IA e demonstradas formas de elaborar prompts, os comandos utilizados para gerar conteúdos, aplicados à criação de questões, elaboração de itens avaliativos e desenvolvimento de casos clínicos para as aulas de RAM, Clínica Integrada e MARC’s.
“A atividade apresentou ferramentas para apoiar a elaboração de itens avaliativos e a construção de casos clínicos e planos de ensino mais dinâmicos e personalizados. Os docentes tiveram contato com estratégias de aplicação da IA por meio de uma oficina favorecendo a integração entre teoria e prática. Além disso, por meio de um quiz interativo foram abordadas orientações sobre prompts na elaboração de itens. Sem dúvidas, encontro representou um passo estratégico para integrar tecnologia e qualidade educacional aos nossos docentes”, ressaltou Evelline Silva.
O principal objetivo da ação foi capacitar ainda mais os professores a utilizarem recursos tecnológicos de maneira inovadora e estratégica, ampliando as possibilidades de aplicação de metodologias ativas no ensino médico.

.jpeg)
.jpeg)


