Afya Paraíba realiza encerramento da SDD 2024.1
Capacitar, preparar, acolher e motivar: é com esse objetivos que a Afya Paraíba prepara e executa a Semana de Desenvolvimento Docente. A iniciativa, além de promover o desenvolvimento de habilidades e obtenção de conhecimentos, propõe maior entrosamento entre os docentes da instituição. Tudo isso, tendo como foco o desempenho acadêmico dos alunos da instituição. A ação acontece semestralmente, com o intuito de ser uma formação motivadora para o início de cada semestre letivo.
Neste semestre, a SDD aconteceu entre os dias 25 e 31 de janeiro, reunindo dezenas de professores da IES, que trabalharam temáticas alusivas às novas tecnologias e ao uso delas no ensino. Os encontros aconteceram tanto de forma remota quanto presencial, e a semana teve a sua finalização em um caloroso encontro presencial, no restaurante da Afya Paraíba.
Para a diretora de ensino, professora Bárbara Wanderley, a SDD acontece como um agregador, tanto na vida do professor quanto, principalmente, na do aluno. “É uma oportunidade, onde a cada semestre nós reunimos o corpo docente da nossa faculdade para capacitar e atualizar nossos professores na matriz do curso e na educação médica, sempre a partir das plataformas e ferramentas que a Afya nos concede para que a gente possa qualificar o conhecimento do professor e, consequentemente, o desenvolvimento de habilidades do aluno”, disse a diretora.
A professora Krísthea Karyne, coordenadora do curso, ressaltou que, a partir desse planejamento referente ao semestre que vai iniciar, os alunos Afya Paraíba encontrarão aulas cada vez mais completas e envolventes, atingindo um dos objetivos da instituição, que é promover uma qualificação do ensino e entregar ao mercado de trabalho excelentes médicos.
Eveline Abrantes, coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped), contou que, em sete dias de formação e planejamento, os docentes puderam vivenciar mais sobre as ferramentas tecnológicas, de modo que possam inseri-las cada vez mais no processo de aprendizagem dos alunos.
“Esse ano a nossa SDD tem uma temática única para todas as instituições Afya, que é “Tecnologia no ensino médico: possibilidades, virtualidades e realidades”; os nossos professores estão muito empolgados, foram muito participativos durante todos esses dias, e nosso principal objetivo é que realmente a gente consiga inserir as ferramentas tecnológicas que temos a nossa disposição em nossos eixos, possibilitando um ensino cada vez mais completo aos nossos alunos”, ressaltou Eveline.
Para os professores, a vivência foi rica e engrandecedora demais, despertando a sensação tanto de pertença quanto de cada vez mais apropriação e domínio aos facilitadores educacionais postos à disposição.
“Foi uma vivência muito prazerosa, desde o acolhimento a toda preparação que Afya realizou neste evento. Acredito que todos nós tivemos um lucro grande com essa formação, que só vem contribuir e melhorar com a nossa formação de professores”, enfatizou a professora Salete Trigueiro.