Afya Paraíba realiza terceira edição da ação Afya 60+ e fortalece cuidado com a população idosa de Cabedelo

No último sábado, 06 de dezembro, a Afya Paraíba promoveu mais uma edição da ação Afya 60+, iniciativa voltada à promoção da saúde, da autonomia e do bem-estar da população idosa. O encontro, que aconteceu no IPSEMC - Instituto de Previdência de Servidores Municipais de Cabedelo, reuniu professores e estudantes unidos com o mesmo propósito.
Das 08h às 11h30, o Centro de Convivência do Idoso se transformou em um espaço de cuidado integral, aprendizado e convivência. Além de um café da manhã leve e nutritivo, os participantes foram acolhidos por equipes preparadas para oferecer orientações, atendimentos e práticas voltadas diretamente às necessidades da terceira idade.
Ao longo da manhã, os idosos tiveram acesso gratuito a uma série de atendimentos, avaliações e atividades, incluindo: aferição depressão arterial, teste de glicemia capilar, teste de acuidade visual, cálculo do IMC e orientações sobre peso e composição corporal, auriculoterapia, consultas médicas em diversas especialidades (pneumologia, oftalmologia, geriatria, clínica médica e psiquiatria), exercícios e orientações para mobilidade e prevenção de quedas, rastreios cognitivos para avaliação de memória e funções mentais, além de atividades educativas sobre os pilares da longevidade saudável.
Para a professora Raquel Fonseca, que conduz a ação dentro do Centro de Convivência e destacou a importância de manter o corpo ativo durante o recesso das atividades de final de ano, a realização da atividade sempre traz uma grande sensação de alegria e dever cumprido:
“É uma grande alegria chegar na terceira edição desse projeto, que desperta o cuidado e o olhar, levando mais energia, saúde, vitalidade e longevidade, tendo também uma responsabilidade social que envolve todos nós. Estou terminando o ano com muita alegria por poder ter trazido mais qualidade de vida e saúde para os idosos aqui do CCI”, disse.
Esta edição marca a terceira realização do projeto que já se consolidou como uma das principais ações de impacto social do curso e aproxima estudantes da realidade da comunidade, amplia o olhar humano na formação profissional e leva aos idosos acesso a saúde, informação, cuidado e acolhimento.
Para a aluna Pauliana Maia, a sensação de cuidado e de transferência da teoria para a prática é indescritível. Ela ressaltou o quão é significativo “saber que ao passar pelos atendimentos, os idosos tanto deixam um pouco de si, quanto levam um pouco de quem se fez presente, em cuidado, conhecimento e troca”.
Os usuários, como Vilma Mendes, saíram realizados pela possibilidade de encontrar em apenas um local um combo de cuidados que o fizeram sentir-se mais cuidados e vistos.
Com mais uma edição da iniciativa, entre convivência, cuidado e troca de saberes, a manhã reafirmou o compromisso da insituição com uma formação que transforma não apenas os alunos, mas também a vidadas pessoas que recebem esse cuidado.




.png)



