Afya Paraíba recebe alunos da Educação de Jovens e Adultos em visita formativa

No dia 10 de setembro, a Afya Paraíba abriu suas portas para receber os alunos da Escola Municipal Vereador Pedro Américo da Silva, localizada no bairro de Jacaré, em Cabedelo. A atividade, realizada dentro das dependências da instituição, teve como objetivo principal aproximar os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ambiente acadêmico e incentivar a continuidade dos estudos no ensino superior.

A iniciativa fez parte do projeto de extensão Descobrindo Anatomia: uma realidade de educação popular, que, entre os seus objetivos, busca estimular o interesse pela educação universitária em públicos que, muitas vezes, não se veem representados nesse espaço. Para muitos desses alunos, que enfrentam realidades de vulnerabilidade social, a visita significou a oportunidade de enxergar novas possibilidades para o futuro.

“A ideia do nosso projeto de extensão é trazer os alunos para se aproximarem da prática, de modo a fundamentar o estudo teórico e despertar para formação superior, seja curso técnico ou superior. E isso faz parte da nossa missão enquanto Afya: facilitar o conhecimento para alunos que estão fora da nossa instituição, através dos nossos alunos extensionistas”, evidenciou o professor Alisson Cleiton.

A experiência também representou um momento de grande aprendizado e gratificação para os alunos extensionistas, que atuaram diretamente na recepção e condução da visita. Ao compartilhar conhecimentos e vivências, eles puderam exercer, na prática, o compromisso social da universidade, fortalecendo a formação acadêmica com valores de empatia, responsabilidade e transformação.

“Hoje foi um dia muito importante e especial pra gente, um momento muito gratificante, tanto por receber esses alunos, quanto por mostrar a eles esse universo, que eles também podem ter acesso, de um curso superior, basta se interessar e dedicar. Então, pra mim, está sendo muito gratificante, tanto para futura profissional, quanto para parte de uma futura docência, já que podemos despertar o interesse deles em enveredar em um curso superior, passando o que temos de conhecimento”, partilhou Anna Carla, aluna do 5º período.

Ao conhecerem de perto a estrutura da Afya Paraíba, os estudantes puderam vislumbrar caminhos de transformação através do conhecimento. O encontro reforça a missão da instituição de transformar a sociedade e a medicina com quem tem a saúde como vocação e compromisso.

“Eu amei a experiência aqui. Já tinha tido uma experiência teórica na igreja que frequento e agora, de forma mais detalhada, pude aprender ainda mais. Ta aqui hoje é bom, porque eu quero seguir nesse caminho e aí já me animou mais”, disse o aluno e visitante, Max Willian.

A Afya acredita que o ensino superior deve ser transformador e iniciativas como essa reafirmam seu compromisso de ser um espaço que acolhe, incentiva e forma agentes de mudança para a comunidade e para o mundo.