Afya Paraíba recebe visita de alunos do ensino fundamental

Promover a consciência de uma vida mais saudável e alertar para a necessidade da promoção da qualidade devida desde a infância: esse é o foco principal do Projeto Horta Orgânica, Saúde e Sustentabilidade, composto por alunos da IES e de escolas públicas da cidade de Cabedelo.

           Para fomentar esse propósito e possibilitar novas experiências, a Afya Paraíba, por meio deste projeto, recebeu nesta quarta-feira (30), dezenas de alunos da educação infantil do Centro Integrado Imaculada Conceição, da cidade citada.

“É sempre um motivo de muita alegria receber esses pequenos aqui e contribuir, ainda que um pouco, para que eles sejam agentes transformadores na realidade que vivem. Essa ação demonstra o potencial transformador da educação e da agricultura para promover a saúde, a justiça social e a sustentabilidade ambiental”, contou Anielle Chaves, docente e orientadora do projeto.

A iniciativa da horta orgânica e sustentabilidade é um exemplo prático de como diferentes atores da sociedade podem trabalhar juntos para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, tais como: Fome Zero e Agricultura Sustentável, Saúde e Bem-estar, Educação de Qualidade, etc.

O coordenador de educação ambiental da Secretaria de Educação de Cabedelo, Gladstony Cruz, ressaltou a importância da iniciativa, sobretudo, para formação individual de cada aluno, pelo caráter conscientizador e pedagógico que ela possui.

“Uma atividade como essa, além das atividades manuais e práticas, também promove o contato do aluno com a natureza, seja contribuindo com a alimentação saudável ou com o contato com a natureza, onde eles podem entender todo o processo realizado aqui e como isso contribui para o bem estar de todos. Essas atividades são muito importantes e nós somos muito felizes com essa parceria de sucesso com a Afya”, disse.

Além de todos os benefícios sociais que o projeto permita, a experiência da horta pode auxiliar na formação de profissionais médicos mais conscientes sobre a importância da preservação ambiental e da alimentação livre na prevenção de doenças.

O aluno Matheus Fonseca, do 7º período, contou que “esse tipo de ação é importante por inserir a comunidade aqui na nossa faculdade e nos permitir a transmissão da informação acerca de como se alimentar e das melhores opções para se ter uma vida mais saudável, consequentemente, a gente acaba por, incentivando uma melhor alimentação, evitar muitas doenças, e falar com crianças é falar com o futuro, é conscientizar que pode mudar a realidade que vive desde cedo”, evidenciou.