Alterações hormonais e metabólicas em pacientes com COVID-19 são tema de projeto com participação de alunos de Medicina

Alunos do curso de Medicina da Ciências Médicas participaram de um projeto científico realizado com pacientes que contraíram o COVID-19, orientados pelo professor Fabyan Esberard. Durante o estudo, foram avaliados 253 pacientes que estavam internados no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires.

O estudo, que está em fase de finalização, foi realizado juntamente com residentes de Clínica Médica da Prefeitura Municipal de João Pessoa e com residentes de Endocrinologia do Hospital Universitário Lauro Wanderley.

Deficiência de iodo, alterações hormonais e metabólicas foram os apectos observados nos pacientes. O professor Fabyan conta que o objetivo do estudo é analisar pontos ainda pouco investigados sobre a patogenia do COVID-19. “O primeiro objetivo seria investigar as patologias relacionadas a tireoide em pacientes hospitalizados com COVID-19, principalmente tireoidites e a síndrome do eutireoideo doente (SED) que podem promover aumento da mortalidade intra-hospitalar. O segundo seria avaliar se a deficiência de iodo tem relação com a morbimortalidade por COVID19, pois o iodo, recentemente, vem sendo estudado no controle imunológico de linfócitos e monócitos contra infecções virais e bacterianas. E, por último, iremos avaliar a ação da principal adipocina produzida pelas células gordurosas, a leptina. Poucos estudos foram publicados sobre o tema e a mortalidade por COVID-19 em pacientes obesos e diabéticos vem aumentando progressivamente”, afirma.