Alunos da Afya Paraíba marcam presença na 2ª Semana Cultural do CRM-PB
.jpg)
Entre os dias 23 e 26 de abril, o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) abriu suas portas para a arte e a cultura, reunindo médicos e estudantes em uma programação diversa durante a 2ª Semana Cultural. A Afya Paraíba esteve representada no evento por cinco alunos, que participaram ativamente das atividades e apresentações.
A diretora acadêmica da Afya Paraíba, Bárbara Wanderley, destacou a importância do envolvimento dos alunos em eventos como este:
“A participação dos nossos estudantes em iniciativas culturais promovidas por instituições de referência, como o CRM-PB, é fundamental para a formação médica mais humana e sensível. A Afya Paraíba incentiva essas vivências como parte da nossa missão de formar profissionais completos, que valorizam a ciência sem perder de vista o olhar para o outro”, afirmou.
Durante quatro dias, o CRM-PB promoveu debates, lançamentos de livros, exposições de arte e apresentações musicais, reforçando o compromisso com a humanização da prática médica. Entre os destaques da programação, esteve a 5ª Oficina de Pintura ministrada pelo médico e artista plástico Marcelo Braga, além de shows e mostras culturais que contaram com a participação de estudantes de medicina.
“Estamos no segundo ano da nossa Semana Cultural, um sucesso em 2024. A ação integra o projeto de Humanização do CRM-PB, que valoriza o que os médicos fazem fora do ambiente de trabalho, incentivando artes, esportes e hobbies como forma de preservar a saúde mental. Quem cuida também precisa ser cuidado”, destaca a segunda vice-presidente do CRM-PB, Débora Cavalcanti.
Para o estudante Rafael Medeiros,, que se apresentou musicalmente durante o evento, a experiência foi enriquecedora:
“Foi incrível poder unir minha paixão pela música com a medicina. Eventos como este mostram que é possível cuidar da saúde mental, desenvolver talentos e, ao mesmo tempo, fortalecer a nossa rede de contatos profissionais,” destacou.
Já a aluna Catharina Almeida, reforçando o impacto positivo da Semana Cultural contou que “ter um espaço para mostrar nossos talentos e ver o trabalho de médicos tão inspiradores foi emocionante. Volto para casa ainda mais motivada para seguir o caminho da medicina com leveza e criatividade”.
Entre os docentes que também brilharam no evento, o professor Luiz Renato, cantou e emocionou o público com sua apresentação:
“Poder levar a música para um evento voltado à saúde foi uma experiência única. A arte tem esse poder de tocar as pessoas de um jeito que a técnica, sozinha, não consegue. Participar da Semana Cultural como cantor, médoico e educador foi muito gratificante e reforçou ainda mais a importância de cuidarmos da mente e do coração", disse.
A Semana Cultural do CRM-PB faz parte de um projeto de humanização do Conselho, que reconhece a importância das atividades extracurriculares para a saúde mental dos médicos e estudantes. A presença ativa da Afya Paraíba reforça o compromisso da instituição em promover a formação acadêmica aliada ao desenvolvimento pessoal e cultural dos seus alunos.




