Alunos da Afya Paraíba vivenciam uma aula com simulação de atendimento

A Afya Paraíba inova, mais uma vez, em sua metodologia de ensino e oferta acadêmica aos alunos e proporciona aos alunos a oportunidade de participar de uma simulação de múltiplas vítimas. A atividade, voltada aos alunos do 8º período,  que teve o objetivo de proporcionar uma vivência realista do atendimento em situações de emergência, buscando capacitar os futuros profissionais da saúde para lidarem com cenários complexos e desafiadores, que exigirão rapidez e a precisão nas decisões.

“Hoje, retiramos os nossos alunos da sala de aula e trouxemos aqui para o Bosque, para proporcionar a eles uma experiência prática, uma aula diferente, com uma nova forma de aprender em medicina. Aqui, eles puderam fazer, de forma simulada, um atendimento à múltiplas vítimas”, contou a diretora acadêmica, Bárbara Wanderley.

A simulação envolveu a criação de um cenário em que várias vítimas, com diferentes tipos de lesões, precisavam de atendimento simultâneo. Os alunos foram divididos em equipes, com responsabilidades específicas para avaliar, estabilizar e encaminhar as vítimas para os cuidados adequados. A atividade enfatizou a importância do trabalho em equipe, da comunicação eficaz e da priorização do atendimento, habilidades essenciais para profissionais de saúde em situações críticas.

Durante a simulação, os alunos puderam contar com o suporte de profissionais do SAMU, que estavam presentes para orientar as equipes e tirar dúvidas sobre os procedimentos corretos a serem seguidos em situações de emergência. Além disso, professores especializados, que forneceram feedbacks valiosos, auxiliando os alunos na melhoria de suas práticas e na identificação de pontos de melhoria.

“Para nós professores, essa experiência foi muito importante e positiva pois, sem dúvida, nos deu a oportunidade de acompanhar e entender quais as principais fragilidades e entender o que é necessário complementar na formação deles, de modo que eles tenham a presteza e agilidade no atendimento caso se deparem com uma situação como esta”, pontuou a docente Socorro Marques.

A experiência foi considerada um marco no aprendizado dos alunos, proporcionando uma formação que vai além das aulas tradicionais e prepara os futuros médicos e profissionais da saúde para situações de emergência que exigem rapidez, eficiência e, principalmente, trabalho em equipe.

“Muito importante para o nosso aprendizado e desenvolvimento, atividades como essa fazem toda a diferença, uma vez que nos expõem a situações que, facilmente, podemos nos deparar quando profissionais formados. Amei a experiência e o cuidado da faculdade em nos proporcionar um momento desse”, ressaltou a aluna Sara Ávila.

Clique aqui e confira um pouco como foi a simulação.