Alunos da Escola Municipal Major Adolfo Pereira Maia visitam horta orgânica e aprendem sobre alimentação saudável

Na manhã da última quarta-feira, dia 10 de setembro, a Afya Paraíba recebeu com alegria os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Major Adolfo Pereira Maia, do município de Cabedelo, para uma visita especial à horta orgânica mantida pela instituição.

Durante a atividade, os estudantes participaram de um bate-papo sobre alimentação saudável, aprenderam na prática sobre o cultivo de hortaliças e, ao final, realizaram a colheita dos alimentos, que foram levados para casa e compartilhados com suas famílias.

A ação teve como objetivo reforçar a importância da alimentação natural e consciente desde a infância, promovendo o contato direto com o meio ambiente e os processos sustentáveis de produção de alimentos.

“A experiência foi enriquecedora para todos. A interação entre os estudantes de medicina e os alunos do ensino básico proporcionou um ambiente de troca de saberes, onde a teoria sobre alimentação saudável e o cultivo de alimentos sem agrotóxicos foi diretamente aplicada na prática, através da colheita. A iniciativa despertou a curiosidade sobre o meio ambiente e a importância de hábitos alimentares saudáveis, fortalecendo a sensibilização para a saúde humana e a do planeta que estão intrinsecamente conectadas. Nos, do projeto horta orgânica: saúde e sustentabilidade acreditamos que momentos como esse são fundamentais para formar cidadãos mais conscientes e responsáveis, alinhadas as políticas institucionais”, ressaltou Anielle Chaves,

"Ficamos muito felizes de estarmos presentes numa atividade como essa, que nos tira dos muros da escola. É um momento de muito aprendizado, onde estamos implantando informações, conhecimento e respeito ao meio ambiente. Essa parceria entre a Seduc e a Afya é muito importante, porque podemos ofertar momentos especiais como esses, que fomentam a transformação para essas crianças", Gladstony Cruz, coordenador ambiental da Seduc de Cabedelo.

A expectativa é de que novas visitas e ações como essa sejam realizadas ao longo do ano, envolvendo mais turmas e fortalecendo o vínculo entre a escola, a comunidade e projetos de educação ambiental.