Alunos de escola municipal visitam a horta orgânica da Afya Paraíba
Um dia mágico para os alunos do Centro Integrado Imaculada Conceição, em Cabedelo. Os pequenos alunos, em um passeio escolar, tiveram a oportunidade de conhecer a horta orgânica da Afya Paraíba. A visita deu-se por meio de uma parceria existente entre a instituição e a Prefeitura de Cabedelo, através do Projeto Horta Orgânica e Sustentabilidade.
“Essa ação de extensão traz a luz o compromisso institucional sobre a abordagem de temáticas relacionadas às mudanças do clima, da perda de biodiversidade, indispensáveis em todos os níveis de ensino. Os alunos extensionistas protagonizaram um momento dialógico sobre essas temáticas estimulando a discussão sobre os impactos na nutrição e saúde de modo geral. Ademais, contribuiu de forma direta para o desenvolvimento do ensino básico do município em que a unidade está inserida, uma vez da participação de alunos de uma escola municipal de Cabedelo”, explanou a professora responsável pelo projeto, Anielle Chaves.
O Projeto tem o objetivo de despertar, dentro e fora da IES, a conscientização da importância da agricultura orgânica e sustentável, além de estimular a relação com a natureza e incentivar a alimentação saudável.
“É muito importante que a gente tenha a oportunidade de trazer os nossos alunos para vivenciarem este momento, porque a gente traz mais conscientização para eles, que são multiplicadores e construtores do futuro. Para nós, enquanto professores, é muito gratificante vivenciar parcerias como esta”, contou o professor da rede municipal, Gladstony Cruz.
Na ocasião, os alunos puderam conhecer mais sobre os tipos de plantas, conhecer o espaço direcionado para a horta na IES e ter contato com o que é plantado, tendo a chance não só de ter o aprendizado na prática, como de despertar ainda mais para o interesse, tanto com o meio ambiente quanto com a alimentação saudável.
A aluna Hadassa, do 4º ano, contou que “foi muito maravilhosa a experiência. A gente pôde colher, descobrir sobre as plantas e seus benefícios e também aprendemos sobre o lixo, onde deve colocar cada coisinha. Foi muito legal”, disse.
Com essa iniciativa e vivência, espera-se, que estes alunos do possam ser multiplicadores, abordando essas temáticas em suas famílias e ajudando a construir um futuro melhor.
Confira alguns momentos: