Alunos de Medicina participam de Teste de Progresso
No último sábado, 26 de outubro, os alunos do 1º ao 4º período do curso de Medicina da Ciências Médicas participaram da primeira etapa do Teste de Progresso.
Para a Diretora Acadêmica Adriene Jacinto essa avaliação contribui com o processo formativo do aluno. “Com esse teste de progresso entendemos que estamos preparando esse aluno para se organizar. Em breve eles estarão prestando os concursos, residências e já estarão alinhados com a formação médica. A ABEM - Associação Brasileira de Educação Médica orienta que as instituições de ensino trabalhem com esse teste para que a gente consiga acompanhar se os currículos seguem as diretrizes curriculares nacionais. Com isso, a gente também vai poder avaliar a evolução da instituição, e como a gente está de fato, não só cumprindo, mas como estamos fazendo chegar aos alunos esse aprendizado.”, pontua .
Processo avaliativo
Segundo a assessora acadêmica de avaliações teórico-práticas Anielle Chaves a avaliação foi composta por 100 itens, de mesmo conteúdo para os alunos de todos os períodos participantes, e abordou as sete áreas de conhecimento: Ciências Básicas, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Saúde Coletiva, Urgência e Emergências, Saúde Mental, Clínica Cirúrgica e Clínica Médica. “Essa é uma prova de avaliação cognitiva, de caráter não classificatório e o objetivo é avaliar o ganho do conhecimento do estudante, à medida que ele vai avançando nos períodos do curso superior. O teste também é uma importante ferramenta de gestão institucional. Esses dados vão permitir que sejam localizados lacunas de aprendizagem, objetivos de aprendizado não alcançados. Tudo foi feito utilizando a nossa plataforma Qstione, todos os dados vão ser analisados e a devolutiva para o aluno vai ser quase de forma imediata, nessa semana já vão receber o resultado em relação a sua turma”, afirma Anielle.
Importância
Para o vice-coordenador do curso de Medicina Eduardo Simon esse teste é muito importante tanto para o aluno quanto para a Faculdade. "Esse é um processo fundamental, o teste de progresso é diferente das provas que os alunos fazem no dia a dia, nos módulos. O aluno vem para fazer uma prova grande, que simula exatamente as provas que eles vão fazer ao longo da carreira, que contempla todas as áreas da Medicina. E isso vai agregar muito ao aluno, para o seu aprendizado, e vai agregar para a Faculdade uma compreensão sobre como está o nosso aluno e como está também o nosso currículo".