Alunos do curso de Farmácia têm aula prática de Parasitologia Clínica
Os alunos do 7º período do curso de Farmácia da Ciências Médicas podem visualizar na prática os temas abordados na disciplina Parasitologia Clínica, ministrada pela professora Clélia Motta.
Diagnósticos laboratoriais
Segundo a professora, durante a disciplina são abordados todos os parasitos de importância médica. “Os alunos já têm contato com a Parasitologia Humana desde o 3º período, agora na Parasitologia Clínica eles veem métodos laboratoriais para o diagnóstico dos parasitos que têm importância para os homens. Nós fazemos o reconhecimento das espécies parasitárias e as formas evolutivas das espécies, como também vemos os métodos existentes para o diagnóstico laboratorial dessas doenças parasitárias, principalmente das parasitoses intestinais”, conta.
Mercado de trabalho
Clélia afirma que essa disciplina treina os alunos para o trabalho realizado em laboratórios clínicos. “Com essas aulas práticas os alunos poderão desenvolver um trabalho em laboratórios, para o diagnóstico das doenças infecciosas e parasitárias. Muitas doenças são prevalentes no nosso país e na nossa região ainda mais. Doenças como a esquistossomose mansônica, a teníase, a cisticercose e a ascaridíase, que é bastante prevalente nas crianças, trazendo um comprometimento do seu desenvolvimento físico e cognitivo, são alguns exemplos do que conseguimos realizar o diagnóstico nessa disciplina”, pontua.