Alunos do curso de Nutrição montam preparações da Gastronomia Funcional
Na disciplina de Gastronomia e Marketing em Nutrição, ministrada pela professora Letícia Almeida, os alunos da Ciências Médicas têm a possibilidade de aprender como se monta preparações funcionais, para levar benefícios a saúde de quem consome.
Gastronomia funcional
Segundo a professora é importante diferenciar a Gastronomia Funcional, Nutrição Funcional e alimento funcional para não haver dúvidas e confusão. “A Gastronomia Funcional é a interação entre a Nutrição Funciona e a Gastronomia. É o se nutrir com sabor e acima de tudo, com muita saúde. Por respeitar a individualidade bioquímica das pessoas, atentar para as suas alergias e intolerâncias. A Gastronomia Funcional trabalha no resultado que os alimentos terão no organismo da pessoa para depois criar os pratos. E os alimentos funcionais são os ingredientes que produzem efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas”, explica.
Benefícios à saúde
Letícia afirma que além do valor nutritivo inerente a sua composição química os alimentos funcionais podem desempenhar um papel potencialmente benéfico. “Eles ajudam, por exemplo, na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer, hipertensão e diabetes, dentre outras. Os alunos aprendem como lidar com o alimento funcional dentro das preparações. Temos o exemplo do inhame, que é considerado um repelente natural para o corpo, e pode estar sendo utilizado em vários desses pratos”.
Conhecimento em prática.
Durante as aulas foram preparados pratos como crepioca de frango cremoso, pãozinho de inhame e um bolo integral de maça. “Nessas prática os alunos obtém conhecimento voltados à culinária funcional e aprendem a desenvolverem técnicas importantes. Ele vai estar preparado para elaborar receitas diferenciadas para os seus pacientes no futuro, quando estiver exercendo sua profissão”, pontua Letícia.