Alunos do Internato participam de Avaliação Integradora

No dia 17 de março, foi realizada a Avaliação Integradora, uma prova objetiva envolvendo as seis áreas do internato: Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Saúde Coletiva, Cirurgia e Urgência/Emergência e Saúde Mental; aplicada aos alunos do 9º ao 12º período do curso de Medicina.

“O objetivo é avaliar o desenvolvimento cognitivo dos alunos do internato, verificar o seu nível de aprendizagem, prepará-los para os exames de avaliação em residência médica, assim como acompanhar os conteúdos desenvolvidos nos módulos e vivências estabelecidas nos campos de práticas”, explica a professora e membro da equipe de avaliação integradora, Rachel Fonseca.

O teste ocorre desde o período 2018.2 e é realizado três vezes por semestre com todos os alunos do internato, compondo parte da nota cognitiva de cada rodízio.

Eduardo Simon, Coordenador do Internato de Medicina FCMPB, ressalta a importância do exame. “Essa prova é diferente das tradicionais, pois se assemelha à seleção de residência e abrange todas as grandes áreas da medicina. Através dela, colhemos benefícios visíveis  para os alunos e para a Faculdade;  traçamos estratégias de melhorias no processo de ensino e aprendizagem e vemos uma grande evolução nos participantes”, pontua.

A aluna Thainá Rodrigues foi destaque na avaliação mais recente. Para ela, a preparação do estudante não deve ser para uma prova em específico, mas como profissional e futuro médico.