CAFÉ COM O NAPED: uma vivência de confraternização e acolhida
A semana começou leve e prazerosa nos âmbitos da instituição. Nesta segunda-feira (27), os docentes da instituição tiveram a oportunidade de vivenciar o Café com o Naped, uma ação desenvolvida pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente, com o intuito de estreitar laços, acolher as angústias e oferecer o apoio necessário para uma jornada acadêmica leve e tranquila.
O momento de confraternização e troca aconteceu na sala do Naped e contou com a presença de diversos professores da IES, que além de partilhar sobre as vivências cotidianas, também puderam participar de momentos de descontração e ganhar brindes, girando a roleta.
A coordenadora do núcleo, Eveline Abrantes, enfatizou que o Café com o NAPED tem o intuito de estreitar laços recebendo o docente em um espaço acolhedor para um bom papo somado a um café, visando transparecer para o docente que estamos sempre de portas abertas para apoiá-lo em toda prática acadêmica, pontuou.
RELEVÂNCIA
Compreender que o ambiente profissional acaba sendo, muitas vezes, uma extensão do domiciliar, faz com que a direção da faculdade entenda e respeite esse espaço como um local onde deve ser sempre respeitado e priorizado o cuidado, leveza e trocas, para além do cumprimento das demandas diárias. Deste modo, para a diretora de ensino, Adriene Jacinto, o momento de partilha possibilitado pelo Café com Naped estreita ainda mais os laços dos discentes da IES e dá a oportunidade de reconhecimento da importância desses momentos de pausa para a produtividade, consciência e relaxamento, tendo impacto direto na saúde mental e relação interpessoal dos nossos professores.
GRATIDÃO E LEVEZA
Para os professores, a oferta desse momento de confraternização além de representar uma surpresa em meio às demandas tão urgentes do dia, proporciona uma acolhida, quebra de estresse, proporcionando um dia melhor e fazendo com que seja possível perceber que o ambiente de trabalho não precisa falar só sobre demandas, mas é possível também ter pausas leves e permeadas a boa conversa e, neste caso, café. Para o professor Antônio Fernando, “o esmero e boa vontade em tornar o ambiente de trabalho sempre agradável e convidativo, faz a diferença na relação, fazendo com que seja sempre um prazer ter a oportunidade de partilhar de desse momento, aparentemente simples, de tomar um café com os colegas de trabalho”, ressaltou.