Campanha Julho Verde alerta para o combate e prevenção do câncer de cabeça e pescoço
Tido como um dos cânceres mais comuns da região cabeça e pescoço, de acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de laringe, bem como os outros que envolvem esta região ainda são pouco abordados.
Visando criar mais consciência e, consequentemente, mais prevenção, institui-se no país a Campanha Julho Verde, tendo o dia 27 do mês o Dia de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, que é lembrado em todo mundo. Para além do câncer de laringe, também são comuns tumores malignos na tireoide e cavidade oral, atingindo as variadas áreas e acometendo, principalmente, homens com mais de 40 anos.
O cirurgião de cabeça e pescoço dr. Luciano Luz, relatou que o câncer de cabeça e pescoço é o quinto mais frequente, segundo o Instituto Nacional de Câncer e notificou alguns sinais de alerta e sintomas de desse tipo de câncer, como:
-Presença de nódulo no pescoço que não diminui de tamanho;
-Ferida na boca que não cicatriza em até duas semanas;
-Alteração na voz, como rouquidão, sem apresentar melhora;
Doutor Luciano também notificou que os principais fatores de risco para o câncer de cabeça e pescoço são tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e infecção por HPV e ressaltou que a prevenção primária e o diagnóstico precoce são as mais eficazes formas para reduzir o impacto dessa neoplasia no Brasil.
O tratamento para esse tipo de diagnóstico também está disponível na rede pública, através do SUS, e os cuidados incluem cirurgia, radioterapia, quimioterapia, medidas de suporte, reabilitação e cuidados paliativos, por meio de equipes multiprofissionais e estrutura hospitalar com serviços gerais e especializados.
A qualquer sinal de diferença no corpo, procure um especialista. Os cuidados precoces surtem grande diferença no tratamento do diagnóstico.