Campanha Lava-Pés: Afya Paraíba participa de ação de cuidados para pés diabéticos em João Pessoa
.jpg)
Neste dia 14 de abril, a Afya Paraíba participou ativamente da Campanha Lava-Pés, uma ação de saúde e educação popular apoiada pelo Ministério da Saúde. O evento teve como objetivo alertar sobre os cuidados com os pés diabéticos, um aspecto crucial na prevenção de complicações graves como as amputações, que frequentemente afetam pessoas com diabetes. A ação foi realizada em uma unidade de saúde de João Pessoa, onde estudantes, professores e profissionais da saúde se uniram para oferecer avaliações e orientações especializadas.
A campanha, que ganhou destaque pelo seu nome, faz uma alusão ao gesto cristão de Lava-Pés, simbolizando um movimento de humildade, cuidado e atenção. Ao cuidar dos pés dos pacientes com diabetes, a ação se propôs a realizar um verdadeiro "lavar de pés", tanto no sentido físico quanto simbólico; um momento de empatia, carinho e humanidade no processo de cuidado com a saúde.
“O nome 'Lava-Pés' carrega um forte simbolismo cristão, que nos remete ao gesto de humildade e cuidado com o próximo. Através dessa campanha, não apenas tratamos a saúde dos pés diabéticos, mas também fortalecemos os laços de respeito e compaixão entre os profissionais de saúde e os pacientes. Esse é um movimento que vai além do físico; ele representa um cuidado profundo e genuíno com as pessoas”, explicou a professora Denise Mota
Durante a campanha, os pacientes com diabetes foram avaliados quanto à saúde dos seus pés e receberam orientações sobre cuidados diários, como a importância da higienização correta, o uso de calçados adequados e a vigilância de feridas ou lesões. Também foi dada ênfase à formação dos profissionais da saúde, estimulando a empatia e o cuidado mais humano. A campanha ressaltou a necessidade de ouvir e entender as preocupações dos pacientes, criando um ambiente de confiança e apoio.
“Foi muito prazeroso vivenciar esse momento em que a gente pode colocar em prática o que aprendemos na sala de aula e, nesse caso, com o cuidado do pé diabético. Muitas pessoas não sabem como cuidar corretamente dos pés quando têm diabetes e a campanha é uma forma de sensibilizar tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde sobre a importância dessa prevenção”, disse Emiliana Cartaxo, aluna do internato.
Mais do que um evento de saúde, a Campanha Lava-Pés representou uma prática de empatia e cuidado profundo com a população diabética. O gesto simbólico de cuidar dos pés de alguém, refletindo a humildade do ato cristão, foi uma maneira de transmitir a importância do olhar atento e humano para as necessidades dos outros, principalmente em um contexto de saúde pública.
“Essa iniciativa foi muito boa. Esse tipo de serviço é muito importante, principalmente para nós que somos diabéticos, para que a gente possa, sobretudo, saber se prevenir. Fiquei muito feliz de participar, o atendimento foi ótimo”, contou o paciente Diógenes Queiroz.
A ação foi um sucesso, tanto pelos atendimentos quanto pelo fortalecimento dos laços de cuidado, respeito e solidariedade entre a equipe de saúde e os pacientes.
.jpeg)



