Cerimônia do Jaleco marca o início da trajetória dos novos alunos Afya Paraíba
Um momento de emoção e confraternização. Foi assim a noite que marcou a vivência da Cerimônia do Jaleco 2023.2. A cerimônia que marca o início da trajetória médica dos alunos, aconteceu nesta segunda-feira (14), no Intermares Hall, e além da presença dos discentes, contou com a participação dos seus familiares, padrinhos e colaboradores da IES.
A cerimônia, que simboliza o pontapé na responsabilidade e compromisso de cada estudante com a medicina e com cada pessoa as quais poderão cuidar, tem para instituição muito mais que o caráter simbólico em si, mas representa a inauguração de um novo momento e consciência na vida destes. Para a diretora de graduação, professora Adriene Jacinto, esse momento onde os alunos usam pela primeira vez o jaleco “é muito importante, pois é um momento onde a gente se preocupa em, desde o início, orientar o aluno sobre o que vai ser o percurso do aluno, essa jornada durante a formação médica, para que,desde o começo eles entendam não só a responsabilidade, mas o significado de usar o jaleco, que fala sobre o compartilhamento de conhecimento e sobretudo, sobre acolher e cuidar do próximo”, enfatizou.
A coordenadora do curso e também médica, professora Krísthea Karine, ressaltou sobre a grandiosidade do momento e o compromisso da AfyaParaíba em ser buscar cada vez mais ser um lugar que oferta acolhida e, sobretudo, a melhor experiência acadêmica possível para os alunos. “Ao vestir o jaleco, que é símbolo de dedicação e responsabilidade, eles se comprometem em entrar no mundo da ciência e conhecimento, bem como no mundo do cuidado e da empatia. Para nós, é um momento de muita alegria e, realmente, de parabenizar todos os nossos alunos e familiares, por esse primeiro passo nessa jornada tão nobre e reafirmarmos nosso compromisso de estarmos juntos na realização desse sonho, oferecendo sempre a melhor formação que eles possam ter”, afirmou.
Já para os alunos, o êxtase e alegria do momento traduziam a recompensa de todos os esforços e abdicações para se alcançar a vitória da aprovação e, neste caso, poder compartilhá-la com pessoas que são tão importantes para eles. Flávia Carvalho, que foi a juramentista da turma, expressou sobre sua alegria em poder representar a sua turma. “É um momento de muita ansiedade, mas de muita alegria também, por estar representando a turma, um todo unido pelo amor a profissão e ao cuidado ao próximo”, declarou.