Cerimônia do Jaleco marca o início da trajetória dos novos alunos de medicina
Nesta segunda-feira, 24 de abril, os alunos do primeiro período do curso de medicina vivenciaram a tão esperada e significativa Cerimônia do Jaleco. A solenidade, que marca o início da trajetória acadêmica dos futuros médicos e aconteceu no Intermares Hall, foi regada a muita alegria e emoção.
Na ocasião, além dos alunos e seus familiares, estiveram presentes a diretora financeira Cristiane Garrido, na ocasião, representando a diretoria geral, a diretora de graduação, Adriene Jacinto, o coordenador do curso de Medicina Leonardo Cabral e a coordenadora adjunta do curso, Bárbara Wanderley.
Dentre os momentos marcantes da cerimônia, conduzida por um quinteto harmônico, os alunos vivenciaram momentos como o juramento, assumindo o compromisso de exercer uma medicina ética e humana, e o ato de simbólico de vestir o jaleco.
ACOLHIDA E COMPROMISSO
Um momento simbólico que marca o início de uma trajetória de doação e dedicação. Na FCM os alunos aprendem muito mais do que o previsto na matriz. Com todos os investimentos e inovações disponíveis, a estudantes podem experimentar uma vivência completa.
“Este é um momento em que não acolhemos só os alunos, mas os familiares, e apresentamos para eles como é a jornada que eles vão trilhar durante os seis anos. Falamos sobre a instituição, damos dicas, orientações, possibilidades. Esperamos que eles consigam, nesse primeiro momento, receber o jaleco como um símbolo do compromisso que eles assumem ao escolher essa profissão”, pontou Adriene Jacinto, diretora de graduação
O INÍCIO DO SONHO
Para a diretora administrativa da instituição, Cristiani Garrido, a cerimônia marca o início de um sonho, de uma caminhada de doação e cuidado a vida das tantas pessoas que cruzarão os caminhos desses alunos. “Esse momento marca o início de uma caminhada dedicada a cuidar de pessoas e salvar vidas, uma missão de quem escolheu trilhar os caminhos da medicina. E nós da FCM, estamos aqui para ofertar o melhor em conteúdo e infraestrutura para colaborar com esse caminho”, afirmou a diretora.
MOMENTO MARCANTE
A aluna Jessyla Ravena foi uma das responsáveis por conduzir o momento do juramento junto aos seus colegas, e para ela “esse é um momento único, e representar a turma e o sentimento de cada um, é inexplicável. Representar as famílias e os corações que vivenciaram o processo até a chegada no curso, é algo de outro mundo.”
ORGULHO
Para os familiares e amigos, vivenciar um momento como este é de grande orgulho e alegria. É presenciar o início da colheita de um plantio regado a muito esforço e dedicação. Emocionado, o senhor Ermilton Natário, que é pai de uma das alunas, confessou estar feliz e emocionado por fazer presenciar o momento. “É uma satisfação e emoção enorme poder está aqui. Estou muito feliz e orgulhoso”, afirmou.