Cuidando da saúde infantil e fortalecendo a responsabilidade social

A Paróquia São Judas Tadeu, em Cabedelo, foi palco de uma importante ação de extensão curricular realizada pelos estudantes de medicina da Afya Paraíba, em parceria com a Pastoral da Criança desta paróquia.
O projeto teve como objetivo promover a saúde e o bem-estar das crianças da comunidade local, com foco no acompanhamento e cuidados pediátricos. A iniciativa envolveu não só os acadêmicos, mas também profissionais da área da saúde, com destaque para a supervisão de enfermeiros e médicos especializados. As ações foram supervisionadas por profissionais qualificados, como a enfermeira Iolanda, a oftalmologista Dra. Tatiana e a professora orientadora Anielle, garantindo um atendimento de qualidade e cuidado a cada um dos envolvidos
“A ação do MÓDULOPIEPE IV- em parceria com a pastoral da criança da Paróquia São Judas Tadeu, foi de grande importância para gente. Foi um dia muito diferente e satisfatório, além de aproximar os nossos alunos da realidade da prática médica. Foi uma partilha muito engrandecedora e rica”, partilhou a docente Anielle Chaves.
Durante a ação, diversos serviços foram oferecidos à comunidade, com um trabalho centrado nas crianças e suas famílias. Entre as atividades realizadas, destacam-se: o apoio a programas de saúde da criança, com monitoramento do crescimento infantil e orientações sobre cuidados essenciais, como nutrição adequada e práticas de saúde; treinamento de primeiros socorros pediátricos para as crianças e seus familiares, com o intuito de prepará-los para situações de emergência; triagem oftalmológica, realizada com a finalidade de detectar precocemente problemas visuais em crianças assistidas pelo projeto social; e visitas domiciliares de puericultura, focadas nos recém-nascidos da comunidade, para garantir que as primeiras fases do desenvolvimento fossem acompanhadas de perto por profissionais capacitados.
“Sem dúvidas essa experiência prática foi muito proveitosa para todos nós. Aqui, a gente pode trazer para prática o que vivemos na teoria e, tanto nos motivar mais no exercício do que amamos, quanto compreender a necessidade da sociedade, doando o nosso melhor no cuidado”, relatou a aluna Camila, estudante do 4º período.
Além do atendimento médico e educacional, a ação também promoveu a doação de kits de alimentos, que incluíam leite e biscoitos, arrecadados pelos próprios estudantes. A comunidade também foi beneficiada com kits de higiene destinados aos lactentes visitados, contribuindo para a melhoria das condições de vida das famílias assistidas.
Foram atendidas cerca 40 crianças e seus cuidadores, e 15 alunos do P4 do curso de estiveram envolvidos ativamente, consolidando a importância da curricularização da extensão universitária, que permite aos alunos aplicar os conhecimentos adquiridos de maneira prática, ao mesmo tempo em que desenvolvem uma visão crítica sobre a responsabilidade social.
“Foi muito especial receber os alunos da Afya aqui e ter uma troca que, com certeza foi tão cara e importante para nossa comunidade. Nós ficamos muito felizes e gratos pela existência de iniciativas como essa, e esperamos poder recebe-los mais vezes em nossa paróquia”, contou Iolanda Carli, membro da pastoral.
Essa experiência proporcionou aos estudantes uma oportunidade única de se aproximar da realidade da comunidade e aprimorar suas habilidades clínicas, fundamentais para sua formação, além de reforçar o papel da universidade na promoção de cuidados de saúde e no desenvolvimento de uma consciência social em seus alunos.

.jpeg)


