Discentes participam da Cerimônia do Jaleco 2024.2

Dezenas de pessoas reunidas com o mesmo propósito: celebrar o início da realização do sonho dos novos discentes que ingressaram na trajetória médica na Afya Paraíba. A celebração aconteceu nesta segunda-feira 26 de agosto, por meio da, sempre aguardada, Cerimônia do Jaleco.

           “Hoje os nossos alunos iniciam um momento crucial na jornada médica, que é a Cerimônia do Jaleco. Uma jornada que vai muito além da sala de aula, mas permeia pela pesquisa, extensão, ensino, com a monitoria. Isso, sem falar nas inovações tecnológicas na área da medicina e da internacionalização. Tudo isso buscando compor e ofertar uma jornada de excelências aos nossos alunos”, evidenciou a diretora acadêmica, Bárbara Wanderley.

           A cerimônia do jaleco é uma cerimônia simbólica, que tem um efeito de rito de passagem onde, ao vestirem o jaleco pela primeira vez, os alunos reconhecem o início do caminho acadêmico, bem como reconhecem a responsabilidade adquirida, desde então, em zelar, com responsabilidade, pela vida do próximo.

           “O dia de hoje é muito significativo para todos nós. Essa cerimônia marca o inicio de uma jornada de aprendizado e dedicação dos nossos discentes e aqui, os nossos alunos vão vivenciar essa jornada da forma mais completa possível, já que em nossa instituição os investimentos não cessam, justamente para ofertar a eles o melhor da medicina”, disse a coordenadora do curso, Krísthea Karyne.

           Mais do que uma cerimônia, o momento vivenciado representa o compromisso que cada aluno assume, desde então, com a ética, com o cuidado e responsabilidade exigida pela profissão. Para os alunos que viveram a noite e estão dando os primeiros passos neste caminho, o sentimento não passa por outro caminho, que não o da realização e felicidade.

           “É muito emocionante viver esse momento, dá aquele friozinho na barriga. Essa é a minha segunda graduação, e eu chego aqui com o propósito de oferecer um cuidado com dignidade, uma medicina personalizada e preventiva para aqueles que um dia demandarão de mim”, disse a aluna e também juramentista da turma, Roseane Serafim.

           A aluna Ana Luisa também expressou sua alegria e satisfação em vivenciar a noite. “Estamos iniciando este grande sonho, com a cerimônia do jaleco. Estou muito emotiva, chegar aqui gera um sentimento de muita gratidão. Esse é só o início de uma longa jornada até nos tornarmos médicos”, disse.

           Para os familiares, foi impossível não partilhar do embargar de voz e marejar de olhos, afinal, a conquista é sempre de toda a família.

           “Parabenizo a todos os alunos e pais que vivenciaram essa noite. Tô muito feliz e emocionada com o que podemos viver hoje”, contou Rejane Lauroca, mãe de aluna.