Docentes vivenciam preparação para o segundo semestre letivo
A Afya Paraíba vivenciou o sucesso de mais uma Semana de Desenvolvimento Docente (SDD). O evento tem como maior propósito reunir o corpo docente institucional, tanto como forma de estreitar o relacionamento entre os professores quanto de proporcionar a troca de experiências e, assim, a projeção das atividades a serem executadas no novo semestre.
“A Semana de Desenvolvimento Docente é uma semana muito importante, que precede o início do semestre e tem como objetivo integrar o corpo docente, falar sobre os desafios do novo semestre e deixar todo mundo preparado para o que virá”, lembrou o diretor geral da instituição, professor Sérgio Ricardo.
A Afya Paraíba viverá, a partir deste segundo semestre de 2024 a integralidade da matriz curricular Afya. Com a turma que vivenciará o oitavo período neste semestre, consolida-se a matriz que faz o aluno ser cada vez mais protagonista do seu conhecimento.
“Hoje aqui nos pontuamos sobre os módulos, os eixos que se integram, as avaliações. Pontuamos sobre o Enade Contínuo, um projeto que prepara e caminha junto com o alunos desde o início do curso até o momento em que eles realizam a prova do Enade. Foi um momentos de partilharmos e retificarmos que estamos construindo a formação de um médico que é generalista, crítico, reflexivo e, sobretudo, ético, e essa construção traz consigo a necessidade de remodelações e adaptações curriculares”, enfatizou a professora e coordenadora de curso, Krísthea Karyne, que ministrou uma apresentação sobre esta nova forma de nortear o aprendizado.
A iniciativa teve culminância neste dia 04 de julho, reunindo dezenas de docentes no auditório da IES, além do corpo diretor e equipes de coordenação da instituição. Durante a programação minuciosamente preparada, os professores participaram de capacitações enriquecedoras com profissionais renomados, aprimorando suas práticas pedagógicas e integrando novas metodologias e tecnologias educacionais.
“Enquanto coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente, minha principal espera é que a gente alcance levantar com os nossos docentes a necessidade de cada eixo e que a gente consiga pontuar para eles o que tivemos de escuta, para que sigamos evoluindo na construção do aprendizado a cada semestre que passar”, disse a docente e coordenadora Eveline Abrantes.
Para os docentes participantes, essa iniciativa já instaurada no calendário letivo e esperada por todos é sempre vivenciada com muita satisfação e entusiasmo, sobretudo pela oportunidade de, juntos, se moldarem e prepararem em prol do principal foco da instituição, que é o aprendizado e preparação qualificada do aluno.
“A SDD trás para nós docentes uma experiência bastante ampla, que faz com que dividindo os nossos conhecimentos, nós aprendamos mais e, assim, tenhamos ainda mais bagagem e preparação para repassar o aprendizado aos alunos”, pontou a docente Rosângela Lima.