Em Outubro, vestimos Rosa

Uma cor e uma mensagem tão importante e necessária: o combate ao câncer de mama é uma batalha que precisa ser vivenciada em conjunto.

           A campanha Outubro Rosa teve início logo nos anos 90, como principal objetivo de pulverizar informações acerca do câncer de mama, promovendo a conscientização sobre a doença, proporcionando um maior acesso aos serviços de diagnóstico e, naturalmente, reduzindo a mortalidade.

           A campanha ganhou esse nome devido ao uso do laço de cor rosa, um símbolo internacional usado por indivíduos e empresas. Por esse motivo também, durante o mês de outubro, fachadas de instituições são iluminadas dessa cor, refletindo adesão ao movimento.

 

PREVENÇÃO

           Sempre se fala que o diagnóstico precoce salva vidas; e é por isso que a campanha é realizada de forma tão enfática. Mulheres que descobrem a doença logo em seu início possuem chances grandes de melhores respostas ao tratamento, bem como de cura. Detectado em fase inicial, o câncer de mama tem real chance de cura.

           A orientação das mastologistas, de maneira forte e geral, é que a mulher tenha consciência do seu corpo, para tanto, existe a indicação para autopalpação, promovendo o tão falado autoexame, atentando para o surgimento de algum nódulo ou alteração na mama.

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são: caroço, geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também pode ocorrer de aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

           A detecção precoce também pode ser feita por meio da mamografia, tão incentivada também durante a campanha. No Brasil, a recomendação é que a mamografia seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos.

           Outubro Rosa é mais que uma campanha, é uma ação pela vida!

MULHER, SE TOQUE. SE PERCEBA! PREVENIR É A MELHOR FORMA DE LUTAR.