Emoção: Afya Paraíba participa da cerimônia de conclusão de residência médica
Uma noite para ficar gravada na memória e coração. Foi com esse sentimento que os presentes no Intermares Hall vivenciaram a Cerimônia de Conclusão da Residência Médica do Instituto Cândida Vargas, neste dia 27 de fevereiro. O momento também marcou a acolhida aos novos residentes e a progressão de médicos que já se encontram vivenciando o processo.
A residência médica é uma pós graduação onde os alunos médicos ingressam em busca de mais experiência prática para que ao final a carga horaria do ciclo, os profissionais ingressem no mercado de trabalho com o título de especialista propriamente dito. A residência celebrada é pertencente ao município de João Pessoa e tem como IES coparticipe a Afya Paraíba.
“Este é um momento de muita alegria e satisfação para nós da Afya Paraíba. Em conjunto com a PMJP e com o Instituto Cândida Vargas, celebramos a conclusão da residência de Ginecologia e Obstetrícia e nos orgulhamos e alegramos por termos tido a chance de contribuir com a trajetória acadêmica das formandas que através dessa especialização vão cuidar de tantas mulheres e famílias”, partilhou a coordenadora do curso, professora Krísthea Karyne.
A professora da instituição e também ginecologista e obstetra, dra Tatiana Fragoso, contou que poder vivenciar esse momento como profissional e como instituição desperta uma sensação muito gratificante. Para ela, esta linha de chegada para os residentes fala muito sobre missão, compromisso e realização.
“O nosso momento hoje é muito especial, pois não apenas celebramos a conclusão da segunda turma residência médica, mas também acolhemos os novos residentes e progredimos alguns que já fazem parte do processo. Vivenciar essa alegria é ter a certeza de que estamos contribuindo tanto para formação profissional quanto para uma a continuidade de um serviço de saúde humanizado e respeitoso”.
O diretor do Instituto Cândida Vargas, dr. Quintino Regis, contou que “a Afya Paraíba tem sido uma grande parceira do Cândida Vargas em todos os sentidos; e não tinha como ser diferente, seja pela magnitude da instituição ou pela parceria em termos, por exemplo, alunos da faculdade atuando em nossos corredores, aprendendo em nosso hospital, afinal de contas, somos uma maternidade escola. Está aqui hoje é vivenciar de forma plena o sentimento de alegria”, disse.
Para os concluintes, a sensação de mais uma missão cumprida e o brilho no olhar de quem tanto se doou e segue dando seu melhor no exercício da profissão. A médica, e agora ginecologista e obstetra, Viviane Lins contou que “a sensação de vivenciar este momento é de realização e alegria. Olhar para trás, ver tudo o que foi vivenciado, desde o momento da escolha do curso até aqui, dá a certeza de que tudo valeu a pena. Espero cada vez mais encontrar alegria e satisfação no exercício da Ginecologia e Obstetrícia”.