Ensino aprendizagem: Conheça a monitoria de Ortopedia e Traumatologia
Durante a graduação os alunos têm a oportunidade de experenciar atividades que serão imprescindíveis dentro da futura profissão. Destas, a Monitoria acadêmica ganha um destaque especial, já que os estudantes aprendem a desenvolver atividades que irão contribuir de forma gradual no processo de ensino aprendizagem. “A monitoria tem o objetivo de inserir os alunos ainda em formação, na experiência da docência, facilitando o ensino-aprendizado dos alunos.” Destaca Rachel Fonseca, Coordenadora de Monitoria da FCMPB.
Ortopedia e Traumatologia
O principal objetivo da monitoria em Ortopedia e Traumatologia é contribuir para a formação de um médico generalista, com a capacidade de reconhecer as condições de urgência e emergência, os recursos para o diagnóstico e princípios terapêuticos adotados e a valorização do diagnóstico precoce em ortopedia e traumatologia, além de despertar o interesse pela especialidade. O professor Vlademir Antônio Cousseau é o orientador desta monitoria e contou sobre as atividades que são desenvolvidas. “Na FCM, atualmente os alunos têm a oportunidade da monitoria, que também está presente como auxílio no estágio prático. O mesmo é realizado no Complexo Hospitalar Mangabeira Tarcísio Buriti, nas terças-feiras à noite. Dessa forma, além dos discentes acompanharem o atendimento do preceptor ortopedista, na monitoria prática é ofertado aos alunos revisão sobre como preencher e abrir um prontuário para internação do paciente, preenchimento de atestado médico, solicitação de exames e prescrição de medicamentos, interpretação de radiografias, assim como prática de sutura e imobilização.” Finalizou.
Aprimorar habilidades
A vivência da teoria e da prática possibilita que os futuros médicos consigam conhecer de perto as responsabilidades da profissão e o aprimoramento de habilidades e conhecimento. “Enquanto monitora, tenho a oportunidade de vivenciar as responsabilidades enfrentadas pelos docentes, desenvolvendo minhas habilidades didáticas pela transferência do conhecimento monitor/aluno, aprimorando minha iniciação à docência”. Destaca Rayssa Camurça, aluna do 11º período do curso de Medicina e Monitoria bolsista da disciplina de ortopedia e traumatologia.