Escola Municipal de Cabedelo realiza visita técnica à FCMPB
Na manhã desta quarta-feira (5), a Faculdade de Ciências Médicas recebeu uma visita especial das crianças do ensino fundamental I da escola Agripino José de Moraes, que integra a rede municipal de ensino de Cabedelo. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a horta orgânica da IES e sair da teoria da sala de aula para vivenciar a prática. Com o auxílio dos alunos e professores do projeto de extensão “Horta Orgânica e Sustentabilidade” da FCMPB, as crianças puderam fortalecer o aprendizado sobre a importância de ter uma alimentação saudável e da preservação do meio ambiente, além de fazer a colheita de coentro, rúcula e manjericão.
Esta ação socioambiental é uma das práticas vinculadas às políticas do ESG (ambiental, social e governança), adotadas pela gestão da FCMPB e está atrelada a Coordenação de Pesquisa, Extensão e Inovação (COPEXI). A ação também reafirma a parceria entre a Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba e a Secretaria Municipal de Educaçãode Cabedelo.
Contribuição na aprendizagem
A coordenadora da COPEXI, Anielle Brandão, comentou sobre a ação que contribui na aprendizagem da educação básica do município de Cabedelo. “Esta rica ação de extensão, em uma feliz parceria com a Secretaria de Educação e coordenação de educação ambiental do município de Cabedelo, possibilitou a atuação da Faculdade de Ciências Médicas a favor do aprimoramento da educação básica, aproximando os dois níveis de educação escolares: o ensino básico e superior, em uma relação dialógica.”, comentou.
Iniciativa importante
O coordenador de educação ambiental de Cabedelo, Gladstony Medeiros, destacou a importância dessa ação para os alunos. “Essas práticas fora do âmbito escolar são muito importante nesse processo pedagógico e na construção socioambiental dos alunos como essa atividade de hoje na FCMPB, que eles puderam conhecer uma horta orgânica. Fortalecendo o aprendizado sobre as plantas, a importância da alimentação saudável e trazendo a compreensão da necessidade da preservação do meio ambiente.”, destacou.
Experiência vivenciada
O pequeno Hellias Marllus, aluno do 4º ano da escola Agripino José de Moraes, falou sobre a experiência vivenciada durante a atividade na horta orgânica da FCMPB. “Eu gostei muito da atividade de hoje. Pude aprender sobre o meio ambiente e a cultivar as plantas.”, falou.
Aprendizado
A aluna do 9º período do curso de Medicina da FCMPB e integrante do projeto de extensão “Horta Orgânica e Sustentabilidade ”, Elise Maria, relatou a importância do projeto no aprendizado para o futuro profissional. “Enquanto aluna, conhecer a importância medicinal e nutricional dessas plantas me auxilia no futuro a promover a conscientização dos meus pacientes sobre o uso.”, relatou.