Escolas Municipais de Cabedelo fazem visita técnica à FCMPB
A visita das Escolas Municipais de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Maria José de Miranda Burity e Vereador Pedro Américo da Silva, à Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba Afya, aconteceu na quarta-feira, 31 de agosto. A iniciativa é uma ação do Projeto de extensão ‘Descobrindo a Anatomia: uma realidade de educação popular’, vinculado a Coordenação de Pesquisa, Extensão e Inovação (COPEXI) e conduzida pelos professores da IES, Alisson Cleiton e Patrícia Otávia.
Parceria e acolhimento
O diretor geral, Sergio Ricardo, comentou sobre a parceria FCMPB e as escolas do Município de Cabedelo, além disso mencionou o acolhimento estendido para outras Instituições de ensino. “Essa parceria do Projeto de Extensão, com as Secretarias de Saúde e Educação é muito importante e satisfatório, principalmente por poder trazer a comunidade para dentro da Faculdade. Dentro da nossa politica do ESG (social, ambiental e governança), também é incluído as comunidades, o serviço público, então pretendemos atingir o maior número de pessoas e Instituições possíveis”. Afirmou.
Conhecimento continuo
O coordenador do EJA da Escola Miranda Burity, Sandro Sérgio, relatou a importância desse momento para os alunos. “Esse momento abre um leque de oportunidades, tanto para agregar a teoria à prática, do que estão vendo na sala de aula, quanto para contribuir com a aprendizagem individual deles”. Destacou.
Contribuição social
O professor do projeto, Alisson Cleiton, explicou as contribuições da ação para a sociedade. “O que levamos para as escolas são conhecimentos populares, não necessariamente algo cientifico, por exemplo, hoje tivemos uma aproximação nas peças cadavéricas e sintéticas, uma organização geral para verem nossa realidade de perto, nosso maior objetivo é despertar neles o interesse do conhecimento em todas as esferas”. Enfatizou.
Experiência vivenciada
Durante a visita, que teve demonstrações práticas dos participantes do projeto de extensão, os alunos puderam conhecer o laboratório de anatomia e a estrutura física da IES. A aluna, Maria do Socorro, relatou a experiência vivenciada. “Gostei muito da visita, nunca tinha vindo em uma Faculdade como a FCMPB, me emocionei muito e daqui por diante pretendo aprender muito mais”. Afirmou.