Expedição Rios de Saúde 2024 conta com discente Afya Paraíba
Em mais um ano, a Afya Paraíba é representada na Expedição Rios de Saúde, programa desenvolvido pela Afya Abaetetuba, no Pará.
O maior objetivo da ação, que tema seleção de alunos realizada através de edital, é levar serviços de saúde, educação e ciências sociais, bem como atividades de esporte e lazer para comunidades de difícil acesso próximas a Abaetetuba. As inscrições aconteceram até o dia 03 de julho e a expedição, de 07 a 12 de julho.
Para a diretora de graduação, professora Bárbara Wanderley, “a Afya investe e caminha junto do discente nas mais diversas etapas da sua carreira profissional, em como oportuniza esse aluno a ter as mais variadas e completas experiências; a expedição é mais uma prova disso. Com iniciativa da expedição, o hub apenas reforça o compromisso da melhor oferta em medicina”, disse.
Este ano, mais uma vez, a Afya Paraíba se faz representada, na ocasião, pelo aluno Tadeu Medeiros. Para quem compõe a instituição, o sentimento diante da participação de um aluno Afya Paraíba é muito gratificante.
“Eu me sinto realmente muito satisfeita em ver nossos discentes levando para quem precisa todo o conhecimento adquirido dentro da Afya Paraíba através das aulas, da iniciação científica e da extensão, consolidando o papel do voluntário da Afya e o sentido de responsabilidade social coletiva. Esses voluntários, como o nosso Tadeu, através dessas iniciativas, podem vivenciar uma realidade totalmente diferente daquela a qual estão habituados, absorvendo um pouco da cultura local também. Então, é um sentimento de muita felicidade que a COPEXII tenha contribuído para uma experiência tão valorosa para nosso discente, para nós é motivo de orgulho a grande participação dele na Expedição Rios da Saúde, disse Lúcia Cunha, coordenadora da COPEXII.
A expedição, que teve a duração de seis dias, foi uma grande oportunidade tanto para as comunidades atendidas quanto para os alunos voluntários, pela possibilidade de desenvolvimento dos voluntários como cidadãos, a realização de assistência nas áreas de saúde, educação e cidadania, o estímulo à pesquisa e produção de projetos coletivos locais. O aluno participante expressou toda alegria e satisfação em ter sido selecionado pelo projeto.
“Eu me inscrevi com muita expectativa na seleção, pela vontade mesmo de estar a serviço da comunidade da forma que a expedição proporciona; quando saiu o resultado, fiquei muito feliz. Mais feliz ainda e gratificante foi vivenciar os seis dias. É uma experiência onde agente precisa se doar, se reinventar, mas que, sobretudo, nos retifica o motivo pelo qual escolhemos o curso. Servir a quem mais precisa tem um sabor muito significativo”, disse Tadeu.
Confira alguns momentos vivenciados pelo nosso discente: