Faculdade leva Feira de Saúde à Aldeia Vitória

Estabelecer vínculos e pontes com toda sociedade é um dos fortes da Afya Paraíba. Foi por este motivo que a instituição voltou, neste 17 de junho, a Aldeia Vitória, localizada no município do Conde, no Litoral Sul da Paraíba.

           A aldeia, que fica localizada a 35km da capital paraibana, é símbolo de resistência e tradição, abrigando dezenas indígenas Tabajaras e já acolheu a comunidade acadêmica em outras ações significativas.

           “É com muita alegria que estamos voltando à Aldeia Vitória com mais uma ação de saúde, desta vez, a nossa Feira de Saúde, onde trazemos a disposição dos que fazem a comunidade diversos serviços e ações que despertam para o maior cuidado com a saúde. Além disso, proporcionando uma aproximação social, a gente também viabiliza aos nossos alunos uma prática médica de qualidade. É uma ação completa, repleta de aprendizados e que nos deixa muito satisfeitos e alegres por executá-la”, partilhou a coordenadora docurso de medicina, professora Krísthea Karyne.

           A ação levou até a aldeia serviços como aferição depressão arterial, teste de glicemia, auricoloterapia, avaliação nutricional, acuidade visual e atenção primária à saúde de uma forma geral e foi, em sua grandiosidade, uma excelente oportunidade dos alunos se aproximarem tanto da sociedade em si, com a prática médica, quanto de vivenciar a história do país, tão ligada a estes povos.

“A ente fica muito feliz que os alunos tenham comparecido a ação. Essa é uma das formas nas quais a gente vê a extensão realizando o seu propósito que é trabalhar junto à comunidade, integrando o conhecimento teórico adquirido na faculdade com a vivência prática e causando esta integração, sociedade, a iniciação científica, os projetos, que tanto nos orgulha e traz a comunidade pra perto da gente”, enfatizou Lúcia Cunha, coordenadora da COPEXI.

Para os componentes da aldeia a notoriedade e oportunidade ofertadas pela instituição faz total diferença e traz a luz aquilo que eles lutam diuturnamente para tornar cada vez mais palpável: a oportunidade igualitária de acesso a serviços de saúde, educação e etc.

“Para nós é um prazer enorme receber a faculdade em nossa aldeia, sobretudo pelos serviços aos quais a gente tem acesso com esta visita; é isso que nós enquanto povos Tabajaras aqui na Paraíba buscamos, essa integração e inclusão vivenciadas aqui. É um momento histórico e de muita alegria pra gente”, ressaltou o Cacique Ednaldo Tabajara.