FCM-PB recebe o mês de junho com ação de Doação de Sangue

Relembrar a possibilidade de salvar vidas através da doação de sangue, esse foi o propósito da ação que aconteceu nas dependências da IES, em parceria com Hemocentro Paraíba, DAMAJ e a liga acadêmica de hematologia. A ação aconteceu na manhã desta quinta-feira (01) e reuniu colaboradores e alunos, que aderiram a esta causa de solidariedade.

           O mês de junho, marcado pela cor vermelha, convida à conscientização para a doação de sangue. A campanha Junho Vermelho tem o intuito de incentivar à doação e relembrar o quão importante e significativo é o ato de doar, que realmente pode salvar vidas.

           A doação é rápida. A coleta dura em torno de 15 minutos e é feita com material esterilizado, descartável, não apresentando nenhum risco para a pessoa que está doando. Uma bolsa de sangue, pode salvar 4 vidas.

A CULMINÂNCIA

           A parceria entre a faculdade e o hemocentro já existe há alguns anos. Exatamente por compreender a importância do ato que Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba tanto privilegia este tipo de parceria e busca mobilizar a comunidade acadêmica para a participação, quanto apoia toda iniciativa que tenha esse intuito.

           De acordo com a coordenadora de pactuação, Viña del Mar, “essa ação específica foi movida pela liga de hematologia e o diretório acadêmico. Tivemos um número considerável de doadores e, por entendermos a importância da doação, pretendemos realizar uma nova ação no próximo semestre”, afirmou.

SALVANDO VIDAS

           Cada bolsa de sangue beneficia até quatro pessoas, deste modo a mobilização para a doação rendeu uma adesão significativa. Para a professora Sandra Cibelle, “ter jovens engajados na doação de sangue é fundamental para ter um estoque de sangue. O hemocentro fornece sangue para 90% do estado. Então, todo dia tem paciente precisando de sangue. Sem doação, não há sangue e não há vida para quem, por qual que seja o motivo, precise da doação. Essa é uma ação sempre útil e maravilhosa para a sociedade.”

           A aluna Ana Beatriz, do 5º período, viu nesta a oportunidade de exercitar a sua solidariedade e virar doadora. “O que me trouxe aqui foi a possibilidade de através da minha doação poder salvar quatro vidas. Um gesto rápido, mas que pode ser transformador para quem recebe. Por isso, decidi fazer esse gesto de amor ao próximo”, contou.