FCMPB Afya promove III Seminário sobre Autismo

O III Seminário sobre Autismo realizado na FCMPB Afya, e 2º Seminário TEA com amor, aconteceu no último sábado, 02 de abril, no auditório da Instituição. O evento teve a parceria da clínica de fonoaudiologia ‘Fono com Amor’.

Contribuição Social

O diretor geral da Faculdade, Sérgio Ricardo esteve presente no evento e destacou o papel da Faculdade na contribuição da inserção de pessoas com autismo na sociedade. “Nós estamos trazendo um conjunto de especialistas pra debater a importância dos cuidados do autismo,  então a Faculdade de Ciências Médicas, que faz parte do grupo Afya, que é o maior grupo de educação médica do Brasil sabe da importância desse tema, por isso nós estamos recebendo médicos, enfermeiros,  profissionais da saúde, pais, mães, familiares, alunos do curso de medicina, outros alunos da área de saúde e a população em geral, para que assim possamos aproveitar esse dia para discutirmos e esclarecermos as dúvidas sociais sobre o autismo.” Afirmou.

Processo de organização

A professora da FCMPB Afya, Tâmara Guedes, fez parte da organização do evento e explicou o objetivo de ações como essa para a conscientização da sociedade em geral. “Nosso objetivo é justamente trazer o conhecimento cientifico para pessoas que precisam saber um pouco mais sobre esse tema, e que a gente possa discutir um pouco mais sobre inclusão na sociedade, os estudantes precisam dentro do processo formativo, se familiarizar com esse tipo de demanda, como acolher, como se relacionar com pais, familiares e pessoas com autismo, por isso, nada melhor do que no dia de conscientização do autismo a gente trazer um evento de tão grande importância e relevância”. Concluiu.

Palestra

Tatiana Wanderley, é diretora da Fono com Amor, e foi uma das palestrantes convidadas do dia. “A minha palestra trata sobre o autismo e a apraxia de fala, que já é uma comorbidade muitas vezes, que as crianças com autismo têm, então eu vou falar sobre como fazer uma terapia, um tratamento, baseado na ludicidade na brincadeira, mas uma brincadeira com o objetivo terapêutico, e esse tema é muito importante porque muitas crianças com autismo não falam, e muitas delas não falam porque tem a apraxia, então é importante a gente saber o diagnostico diferencial para fazer a melhor terapia individualizada para aquela criança”. Explicou.

Acolhimento Social

Thaise Lopes, é mãe de uma criança autista, e destacou sobre a luta desse espaço de interação social. “A gente vem lutando pelo espaço do autista, o espaço de interação com a sociedade que muitas vezes não entende a pessoa que é autista, ou que possui alguma deficiência, a parte da sociedade que muitas vezes é excluída então esses eventos são muito importantes para que  as pessoas consigam entender esse mundo autista, entender que este também é um mundo social, faz parte da sociedade e a gente precisa lutar por esse espaço, por estar inserido nele, um espaço que o receba, o acompanhe, interaja com ele, então ter esse momento é muito significativo”. Destacou.

Busca por conhecimento

O aluno do 2º período da FCMPB Afya, Leandersson Santiago, participou do evento e destacou a importância desse momento de conhecimento para ele enquanto futuro médico. “Ter uma visão mais ampla de como tratar, como a  mente deles funcionam, formas mais  fáceis de criar conexões, conhecer historias facilitam muito, muitas vezes você não consegue se conectar com uma pessoa que tem autismo que têm outros problemas neurológicos, justamente porque você não sabe como criar essa conexão e tendo esse conhecimento você consegue se conectar melhor com a pessoa e dar um tratamento adequado”. Afirmou.

FCMPB Afya promove III Seminário sobre Autismo
FCMPB Afya promove III Seminário sobre Autismo