FCMPB AFYA realiza Workshop para alunos do 4º ao 8º período
O Workshop de ‘Curativo: Uma abordagem voltada para acadêmicos de medicina. A importância da equipe multidisciplinar’, aconteceu na manhã do último sábado, 05 de março, no auditório da FCMPB AFYA. O evento foi organizado para os alunos do 4º ao 8º período e teve uma oferta de 125 vagas, das quais, todas foram preenchidas.
A palestra foi conduzida pela enfermeira especialista na área de curativos e feridas, Caline Cunha. “Essa palestra é sobre feridas e curativos uma abordagem multidisciplinar, então a gente vai falar sobre feridas, tratamento de feridas, tipos de feridas, tipos de curativos e vai fazer também uma parte prática para que os alunos consigam enxergar a prática conforme a teoria”, explicou.
Teoria e prática
O coordenador de Base de técnica cirúrgica (BTCA), Rodrigo Domingues enfatizou a importância de aulas no estilo Workshop associando a teoria à prática “ Fazemos com que após 1h ou 1h 30 min de aula teórica a gente consiga colocar tudo aquilo que foi discutido na aula teórica na prática, e esse assunto que a gente trouxe hoje que é um tema de curativos será um tema muito importante tanto para aquele aluno que está iniciando a sua graduação como aquele aluno que já está no final da sua graduação”, concluiu.
Essa é uma das primeiras iniciativas de 2022 na FCMPB, para uma série de workshops que estão por vir na Instituição. “A ideia é que a gente possa capacitar e atualizar todos os alunos em novas técnicas e tendências na área médica”, destacou a coordenadora adjunta do curso de Medicina, Bárbara Wanderley.
Experiência positiva
Érica Santonni é aluna do 8º período do curso de Medicina e dedicou a manhã do último sábado para participar do Workshop e ressaltou a importância de iniciativas como essas para agregar conhecimento aos futuros profissionais “Por mais que alguns assuntos que vão ser abordados a gente já tenha visto em aula sempre vamos aprender alguma coisa a mais com profissionais que trabalham com isso, então sempre vamos ter algum conhecimento para adquirir e até para o nosso futuro dia a dia”, destacou. Pensamento que João Victor Araújo, que é aluno do 5º período “A expectativa foi grande porque essa é uma nova iniciativa e a gente está buscando agregar cada vez mais conhecimento, não só pelo mercado de trabalho, mas, também, por sermos futuros médicos, precisamos ter um pouco de conhecimento de cada área.”, ressaltou.