FCMPB/Afya recebe os internos 2023.1 com inovações e melhorias
A chegada ao internato, que é a fase do curso onde o aluno inicia de forma mais palpável a vivência com a realidade profissional, traz consigo uma grande bagagem educacional e, sobretudo, emocional. É nessa fase que o estudante tem contato com o paciente, nos treinamentos de habilidades médicas e, a partir do contato com as grandes áreas da medicina, como urgência e emergência, saúde coletiva, ginecologia e obstetrícia, saúde mental, pediatria, cirurgia, têm a possibilidade de compreender com qual se identifica mais.
Para auxiliar o aluno nessa vivência de forma eficiente e completa, nossa instituição atua em mais de 71 campos de prática, estando presente em diversos centros de referência no Estado, como o Hospital de Traumas, Instituto Cândido Vargas, em João Pessoa, bem como o Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa e a Centro Municipal de Referência em Saúde Leonard Mozart, em Cabedelo.
Diferentemente de um internato tradicional a faculdade dispõe ao interno e preceptores plataformas tecnológicas para facilitar a aprendizagem. Fora isso, são diversas as melhorias estruturais existentes na IES, que passam desde a transformação e criação de novos e acolhedores espaços a manutenções de ambientes já existentes a qualificação e humanização dos profissionais e ambientes disponibilizados na faculdade.
Buscando acolher ainda melhor estes discentes, a faculdade também dispõe de novos e modernos equipamentos, como simuladores de última geração, deixando o centro de simulação ainda mais moderno e realista para as atividades a serem desenvolvidas, salas de aula reformadas, material físico. Todas essas melhorias são apresentadas aos alunos internos ainda antes do inicio do período, para que tenham ciência de tudo que poderão desfrutar.
A CHEGADA AO INTERNATO
Antes mesmo de iniciar o período, os alunos já tem contato com o que encontrarão na faculdade como facilitador do processo de ensino aprendizagem. Não apenas sobre o ambiente institucional, é também apresentado todo caminho a ser trilhado no semestre, como os campos de prática, por exemplo, e o que deles será exigido. Contudo, todas essas apresentações previamente feitas, buscam romper as barreiras do medo e insegurança com a chegada da nova fase e proporcionar a estes o apoio e segurança necessários para vivenciar a etapa sem surpresas e de maneira fluida.
O coordenador do internato, professor Italo Rhaniery, ressaltou o processo e evidenciou a importância deste para melhor desfrute dos alunos. “A gente faz reuniões previamente com os alunos, antes de iniciar o período letivo, explicando como será funcionamento do internato, dentro dos campos de prática, o que eles precisam saber, como se preparar, estrutura de avaliação, aulas, tudo isso pra que o aluno já chegue à faculdade no primeiro dia ambientado e ciente do que ele pode esperar de organização, melhoria e estrutura para que ele possa desenvolver sua maior capacidade”, afirmou.
A IMPORTÂNCIA DA ACOLHIDA
O internato médico, entendido como os dois últimos anos do curso, é um dos momentos mais esperados de toda graduação. É quando o aluno coloca na prática, sob a supervisão dos preceptores médicos, tudo que aprendeu durante o curso e experiência um pouco de como será a rotina após a conclusão. Entendendo a importância desse período, tanto a partir do cunho emocional quanto do educacional, e IES se empenha para ofertar uma vivência completa para esse estudante. Por isso, a acolhida e preparação deles para trilhar esse caminho começam ainda antes do período letivo, para que se sintam ainda mais seguros e certos da preparação de qualidade. Para isso, há um empenho e união de forças por parte da dos setores para que se atinja o objetivo. “A coordenação do curso, que também engloba a coordenação do internato, tenta fazer com que esse momento se torne mais leve, dinâmico e menos impactante para o aluno, e para isso, proporcionamos vivências e esclarecimentos que permitam ao aluno a tranquilidade e serenidade de que vai aplicar na prática toda bagagem acadêmica adquirida durante a graduação”, afirmou o coordenador do curso, professor Leonardo Cabral.