FCMPB promove 2º módulo da capacitação da comunidade de prática

Todos os dias aprendemos e ensinamos, porque o conhecimento é contínuo. Para atingir os nossos objetivos de forma única e nos tornar referência, incentivamos as pessoas, os nossos times a fazerem a sua parte, sendo responsáveis por projetos e resultados. Atendendo nossos alunos com o compromisso de entregar o melhor serviço e experiências de aprendizado, beneficiar suas carreiras, tornando-os melhores profissionais.

Com o propósito de promover a expansão de atitudes desejadas dos colaboradores em fazer parte do grupo, foi realizado no último sábado (14) o 2º módulo da capacitação da Comunidade de Prática (COP). Durante a COP, foram aplicadas dinâmicas com 10 grupos de cinco pessoas do administrativo financeiro e ensino da IES, sendo um líder e um observador, que trabalharam seis vetores: aprendizagem, colaboração, comunicação, pertencimento, pertinência e vinculação afetiva, com o objetivo de medir os termos dinâmicos do grupo operativo durante a realização das atividades. Por meio da cooperação nas ações em relação ao outro, da troca de ideias entre os grupos de como melhor executar suas atividades; da eficiência com que se realizam certas ações; das intervenções e integração dos diferentes pontos de vista; da comunicação articulada e integrada nos grupos; da aplicação de metodologias e ferramentas inovadoras de estímulos para a realização da tarefa; e da relação estabelecida com a atividade, com o coordenador/líder e com os grupos/membros.

Também na oportunidade, foi realizada a premiação das três ideias inovadoras apresentadas pelos colaboradores e docentes da FCMPB, além da entrega de certificados do PMO.

Desenvolvimento

O diretor geral da FCMPB, Sérgio Ricardo, ressaltou a importância da formação para o desenvolvimento da equipe. “Essa formação tem o objetivo de trabalhar os seis vetores: pertencimento, colaboração, pertinência, comunicação, aprendizagem e vinculação afetiva. Para que essa equipe consiga entregar o melhor para o nosso aluno e ao mesmo tempo consiga se desenvolver, e que cada dia esteja mais unida.”, ressaltou.

Nova dinâmica

O coordenador do curso de Medicina da FCMPB, Leonardo Cabral, destacou a nova dinâmica que a IES tem vivenciado. “É um momento muito importante, que representa muito da nova dinâmica em que a FCMPB se encontra nesses últimos tempos, uma dinâmica de mais participação, cooperação e colaboração.”, destacou.

Agregador

A secretária geral da FCMPB, Elaine Araújo, identificou o momento como uma oportunidade de agregar os times. “Esse é um momento agregador e tem sido uma oportunidade da gente entender o outro, de ver o quanto a nossa comunicação tem melhorado e isso tem sido muito bom para o conjunto.”, comentou.

Aprendizado

A coordenadora do núcleo de apoio pedagógico e experiência docente (NAPED) da FCMPB, Eveline Silva, comentou sobre o momento de interação com as equipes. “É um momento de muito aprendizado, estamos interagindo com os nossos colegas do dia a dia no processo de trabalho e podendo alinhar todo processo que a gente lida diariamente.”, comentou.

Enriquecedor

A coordenadora da biblioteca da FCMPB, Miriam Souza, falou sobre a experiência vivenciada durante a formação. “Foi um momento enriquecedor, que propiciou agregar os conhecimentos compartilhados com cada equipe da IES.”, falou.