FCMPB realiza nova colheita de Horta Orgânica
Ter uma alimentação de qualidade é essencial para garantir o correto funcionamento do organismo e evitar doenças. O interesse em consumir produtos de qualidade tem feito com que algumas pessoas optem por produtos orgânicos ou produza seu próprio alimento.
A Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba conta, em seu campus no município de Cabedelo, com uma Horta Orgânica que faz parte do projeto de pesquisa e extensão ligado a educação em saúde que está inserido dentre as práticas ambientais do ESG adotadas pela gestão da FCMPB nos últimos anos.
Na última quinta-feira (30), foi realizada mais uma colheita da Horta Orgânica e, hortaliças e ervas medicinais foram doadas aos colaboradores da FCMPB. Agora a horta está sendo preparada para uma nova plantação e ampliação, como explicou o responsável pela horta orgânica, Marinezio Gomes. “Estamos fazendo a correção do solo, adubação e semeando novamente. Vamos plantar agora Coentro e Rúcula”.
SUSTENTABILIDADE
Além do projeto da Horta Orgânica, a FCMPB possui um descarte consciente de resíduos utilizados no dia a dia que são reaproveitados para adubagem do solo da Horta. E esses projetos estão inseridos nas práticas ambientais do ESG, adotadas pela gestão da Instituição nos últimos anos, como explicou a Coordenadora da COPEX e Representante do ESG da FCMPB, Anielle Brandão. “Um exemplo claro disso é o início do processo de compostagem, que compõe o gerenciamento dos resíduos desenvolvido na FCMPB que é, resumidamente, o processo de reciclar matéria orgânica (casca da banana, casca do ovo e o pó do café) transformando a matéria em fertilizante. Ou seja, como parte da coleta seletiva, resíduos orgânicos que são gerados na IES, estão sendo reutilizados na compostagem para serem utilizados na horta orgânica.”.
IMPACTO SOCIAL
O objetivo dessa ação é ir além de programas de ensino, pesquisa e extensão, promovendo o bem-estar dos públicos interno e externo, “O que é produzido na horta podem integrar programas de ensino, pesquisa e extensão, assim como ações de educação em saúde voltadas a comunidade e colaboradores como a presente ação. Expressando, o nosso compromisso com as pessoas, por meio da promoção do bem-estar dos públicos interno e externo, e com a preservação dos recursos naturais e da biodiversidade, como expressa a política de sustentabilidade AFYA.”, destacou Anielle.