FCMPB realiza primeira colheita de horta orgânica da Instituição
A primeira colheita da horta orgânica da FCMPB Afya aconteceu nesta terça feira, 22 de março. O projeto faz parte da proposta de inovação da Faculdade associado ao ESG (sigla em inglês que significa social, ambiental e governança), apoiado pela diretora administrativa Cristiani Garrido e pelo diretor geral Sérgio Ricardo, que esteve presente na ocasião e explicou o objetivo desta ação socioambiental e educativa. “A horta orgânica aqui no campus da Faculdade de Ciências Médicas é um piloto de uma ação muito ampla que nós vamos fazer com várias comunidades aqui da cidade de Cabedelo levando o conhecimento e unindo nossas propostas com as que as escolas e comunidades já tem da educação ambiental, para que a gente fomente cada vez mais esse conhecimento e a importância de cultivarmos as próprias hortaliças”. Afirmou.
Primeira Colheita
A primeira hortaliça colhida na horta orgânica foi o coentro, que foi doada para a Associação de Pescadores e Marisqueiras do Renascer III, em Cabedelo. O alimento é um dos mais utilizados na preparação do marisco segundo a diretora da associação, Ivonete da Silva. “O coentro será distribuído para o público, a população de cabedelo mais necessitada, e tenho certeza que irão ficar muito felizes”. Ressaltou.
Projeto sustentável e social
A professora da FCMPB Afya e uma das idealizadoras da horta, Linda Suzan destacou a importância desse projeto sustentável para a saúde e educação de toda uma população. “É preciso entendermos que a alimentação é o principal sustentáculo da vida e também que essa horta orgânica tem a possibilidade de demonstrar sustentabilidade planetária onde a gente não usa nenhum agrotóxico e isso é o que queremos passar, seja transmitir, seja educar tanto a população quantos os nosso alunos para que eles quando estiverem no campo de trabalho possam entender como devem transmitir esses conhecimentos para o público em geral.” Finalizou.