Feira de Saúde da Afya Paraíba leva serviços ao bairro do Jardim Manguinhos, em Cabedelo

A prestação de serviços de saúde à comunidade é uma prática já solidificada da Afya Paraíba, nas mais diversas vertentes. Uma delas, é a realização das feiras de saúde. Um evento itinerante,que percorre os bairros das cidades pactuadas com a instituição.

           A feira tem como maior objetivo o encurtamento de distâncias entre a população e os serviços de saúde, bem como despertar os mesmos para o cuidado com a saúde,tantas vezes deixada em segundo plano. Por isso, a iniciativa leva até os bairros atividades como aferição de pressão, auriculoterapia, teste glicêmico,distribuição de produtos orgânicos, imunização e muitos mais.

           Desta vez, o bairro escolhido para receber a Feira foi o Jardim Manguinhos, na cidade de Cabedelo. Para lá, os alunos, docentes e colaboradores levaram, para além de sua atenção, carinho e alegria, mais informação e possibilidades de qualidade de vida aos moradores.

           “A promoção desta ação, que ocorre em parceria com a Prefeitura de Cabedelo, beneficia não apenas a comunidade, mas também os nossos alunos , que tem a possibilidade de receber um aprendizado prático e de muita qualidade” destacou a professora e coordenadora do curso de medicina, Krísthea Karyne.

           Para a Secretária de Saúde de Cabedelo, Irani Soares, a cidade só ganha com a execução de ações dessa natureza e relevância; é uma possibilidade que se tem de chegar ainda mais perto  da população e de cuidar dela.

           “Agente vê que essa parceria é importante para a nossa cidade e vem só ampliar  a oferta dos serviços de saúde através da atuação dos alunos da Afya Paraíba. É um momento importantíssimo,onde a comunidade recebe, com muito carinho e amor pelos profissionais e alunos, serviços que nem sempre eles tem acesso no dia a dia”, enfatizou.

 

APRENDIZADO CONTINUADO

Os professores e alunos envolvidos em ações como esta da Feira de Saúde encontram na execução dessa proposta a possibilidade de estarem mais sensíveis, presentes e a postos à comunidade, além da possibilidade de exercer de forma prática o aprendido nas salas de aula.

“Esse evento é um transbordar do que os alunos aprendem no ambiente da faculdade; é um chegar junto da população, que são os reais beneficiados de tudo que é conquistado durante o processo do curso”, evidenciou o professor Vinicius Paiva.

“Participar dessa ação nos proporcionou uma experiência diferente do que a gente vive comumente, já que dentro da comunidade nós tivemos a chance de entender e atender mais de perto as demandas da comunidade. E como aluna, para mim, foi uma oportunidade de conhecer mais sobre a IES através do serviços e atividades ofertados no momento”, contou a aluna Emanuelle Moura.