Flash Mob: Alunos da IES são surpreendidos por simulação de emergência
Um cenário inesperado no restaurante da Afya Paraíba mobilizou alunos e professores durante uma ação surpresa nesta semana. A instituição promoveu mais uma edição do flash mob, dessa vez, com a temática emergência, simulando uma parada cardiorrespiratória em meio ao ambiente de convivência, para testar a prontidão e as habilidades dos estudantes de medicina.
“A gente simulou que havia acontecido uma RCP, ou uma parada cardiorrespiratória em um ambiente comum aos alunos, ninguém tava esperando que algo fosse acontecer. A partir disso, eu trouxe as ligas que, agora, estão desfiando os alunos a realizar uma RCP perfeita por dois minutos”, contou o docente Luis Renato.
A atividade faz parte de uma metodologia que busca aproximar os alunos da realidade da prática médica, desafiando-os a lidar com situações críticas fora da sala de aula e em locais improváveis. A ideia é mostrar que a emergência pode acontecer em qualquer lugar, e o profissional precisa estar preparado para agir com segurança e agilidade.
A aluna Maria Vitoria contou que “definitivamente, foi uma das melhores dinâmicas da faculdade, porque além de ser uma dinâmica que estimula os alunos a participarem, em um tom de brincadeira, de desafio, acaba também proporcionando muito aprendizado prático”, disse.
Após o flash mob, os alunos participaram do Desafio RCP 2min, no qual realizaram compressões torácicas contínuas por dois minutos em manequins de treinamento, avaliando resistência, técnica e capacidade de manter o ritmo adequado durante o procedimento.
Anne Karolinny, discente da IES, participou da organização do flash mob, ajudando a elaborar cada vivência, de modo a alcançar o objetivo principal.
“Eu achei fantástico participar da organização do evento. Foi muito interessante ver a continuidade de todos os períodos no flash mob, e eu vejo que é muito enriquecedor para os alunos ter essa perspectiva de precisa de estarem preparados para esses momentos que a gente nunca sabe onde e como pode acontecer”, disse Anne.
A ação reforça o compromisso da Afya Paraíba com uma formação completa, que une teoria, prática e experiência em cenários realistas, preparando os futuros médicos para os desafios da profissão.