Fomento à inovação e empreendedorismo
Iniciando mais um ciclo de forma de liderança, a Afya Paraíba, em parceria com o Sebrae, ofertou nesta terça-feira, 14 de agosto, a primeira palestra, de um ciclo de formações com foco na inovação e empreendedorismo, com o objetivo de capacitar os alunos para além do conhecimento médico.
A iniciativa, que reuniu dezenas de alunos, aconteceu no auditório da IES e foi conduzida pela palestrante Ingridt Vieira. Para quem compõe a instituição, o sentimento é nada mais, nada menos que muita alegria e satisfação, como bem enfatizou a colaboradora, membro do COPEXII, Lúcia Cunha.
“A Afya Paraíba tem o prazer de oferecer aos discentes um programa completo, diretamente ligado a inovação, empreendedorismo e formação de líderes, e hoje, tivemos o ponta pé inicial com a Palestra Inovação e Empreendedorismo: ação no presente, movendo para o futuro, ministrada pela Dra Ingridt Vieira. Ficamos muito felizes e entusiasmados com esse diferencial que a nossa IES faz questão de proporcionar ao discente, de não são só ser um profissional médico de excelência, mas que ele também possa gerir a sua carreira”, ressaltou.
A parceria com o Sebrae, que possui expertise nessa condução empreendedora, tem exatamente esse intuito: plantar nos alunos a semente do empreendedorismo, da condução da carreira médica de maneira mais consciente, fora da caixinha e comum plus de possibilidades. O plantio tem gerado positivos resultados, observados na reação e engajamento dos alunos a cada nova palestra e/ou formação.
“Essa parceria para nós do Sebrae é muito satisfatória. Nesse contexto de um mundo em constante transformação, a gente precisa tá sempre evoluindo e se capacitando. Essa, sem dúvidas, é uma oportunidade de maior desenvolvimento para esses alunos que, a partir desse momento, podem atuar de forma mais completa no futuro. E esse, sem dúvidas, é o maior retorno que podemos ter”, enfatizou Niviane Gomes, analista do Sebrae/PB.
Para Ingridt Vieira, responsável pela condução do momento, apesar de ser o primeiro encontro, já deu para atestar o interesse dos alunos, sobretudo dos mais sensíveis ao tema, na abordagem e proposta da formação.
“A preparação para vir pra cá foi minuciosa e bem intencional, com o objetivo de despertar neles a provocação acerca dos desafios que irão encontrar no decorrer da carreira. A temática da inovação e empreendedorismo inegavelmente está muito interligada ao cenário médico e é impossível não dizer que essa formação vai ser muito frutífera para eles, para agora, sim, mas sobretudo para o futuro”, disse.
Os encontros da formação acontecerão semanalmente e, ao final, os alunos participantes receberão, para além de toda bagagem de conhecimento, certificado de participação.